Destaques Testes rápidos detectam coronavírus em 13 trabalhadores alojados em Guanambi
domingo, 24 janeiro, 2021

Testes rápidos detectam coronavírus em 13 trabalhadores alojados em Guanambi

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
Advertisement

Cerca de 120 trabalhadores de uma das empresas que realiza as obras de construção de uma linha de transmissão de energia na região de Guanambi foram submetidos a testes rápidos para detecção do novo Coronavírus.

Segundo apurado pela Agencia Sertão, os testes foram executados pela própria empresa e tiveram resultado positivo para o vírus em 16 trabalhadores. Eles estão alojados em uma pousada localizada próxima à rodoviária da cidade. A reportagem apurou que a quantidade de pessoas alojadas no local é bem maior do que a capacidade do estabelecimento,  alugado exclusivamente para alojar os operários.

A empresa notificou a Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (15) sobre o resultado dos testes. A pasta enviou uma equipe de Vigilância Epidemiológica ao alojamento e novos testes rápidos foram realizados nos 16 operários que testaram positivo nos testes aplicados pela empresa.

Os testes oficiais da Vigilância, aprovados pelo Ministério da Saúde, constataram a presença do vírus em 13 trabalhadores, sendo que três deles apresentam sintomas leves compatíveis com a Covid-19. Estes tiveram novos materiais coletados para novas análises no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA).

Os operários vieram de cidades dos estados do Piauí, Maranhão, Alagoas, entre outros. Por ordem da secretaria de Saúde, a empresa colocou todos que regressaram de viagem após a retomada das obras em quarentena. No entanto, alguns deles trabalharam em cidades do Norte de Minas após este período. Portanto, não se sabe se o vírus veio dos estados de origem dos trabalhadores ou se eles foram contaminados após o regresso ao trabalho.

Na última terça-feira (12), um morador da cidade de Urandi testou positivo para a Covid-19 por meio de um teste rápido. Ele também trabalha na mesma empresa e ficou alojado no mesmo alojamento dos demais trabalhadores. A contraprova enviada ao Lacen/BA ainda não foi analisada.

Advertisement




Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o alojamento dos operários foi isolado pela Vigilância Epidemiológica e os trabalhadores estão proibidos de deixar o local. Além disso, um novo decreto com medidas de contenção à propagação do vírus será publicado ainda nesta sexta-feira (15).

As confirmações dos casos devem sair no novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, previsto para ser divulgado nas próximas horas.

O Ibope está realizando testes rápidos na cidade a pedido do Ministério da Saúde. Serão aplicados um total de 250 testes na população de Guanambi. A Agência Sertão apurou que o trabalho deve terminar neste sábado (16) e até o momento nenhum resultado positivo foi detectado.

Relacionadas

Mais Lidas

Vigilância interditou bar que descumpriu decreto em Guanambi

Um bar foi interditado pela Vigilância Sanitária na noite desta sexta-feira (22), no bairro Vila Nova, em Guanambi. Segundo informou a Prefeitura, a fiscalização...

Morre em Guanambi, Pacheco Gomes, aos 49 anos

Morreu no início da tarde deste sábado (23), o comentarista esportivo e treinador de futebol Vivaldo Teixeira Gomes 'Pacheco" de 49 anos.  Ele estava...

Prefeitura firma parceria com Polo da UFBA em Guanambi para curso de Administração Pública

Uma reunião entre o secretário municipal de Administração de Guanambi, Felipe Duarte e representantes do Polo da UFBA em Guanambi, definiu uma parceria para...

Sob homenagens, Pacheco Gomes foi sepultado em Guanambi

O corpo do comentarista e treinador esportivo Vivaldo Teixeira Gomes, de 49 anos, o Pacheco, foi sepultado na manhã deste domingo (24), no Cemitério...

Acusado de assassinar empresária em Vitória da Conquista tinha dívida com a vítima

A investigação da Polícia Civil de Vitória da Conquista sobre a morte da empresária Gilvanete de Souza Nogueira, 51 anos, revelou que o homem...

Pagamento do Garantia-Safra será em parcela única

A Secretaria Municipal de Agricultura de Guanambi emitiu comunicado sobre o pagamento do Garantia-Safra 2019/2020. Um total de 1.238 agricultores familiares do município vão...

Deixe uma resposta