29.2 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Guanambi registrou mais dois casos de coronavírus nesta quarta

Mais Lidas

Guanambi registrou 24 casos confirmados de Covid-19 no Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (27), dois a mais em relação ao boletim anterior. Os dois novos casos registrados é de uma pessoa residente no bairro São Francisco e outra do Residencial dos Pássaros.

Conforme o boletim, um caso foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) e outro por meio de teste rápido.

Além dos dois bairros, a Secretária de Saúde de Guanambi pontua que do total de casos confirmados, 16 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 1 no Bairro Renascer, 1 no Monte Pascoal, 1 no Bela Vista, 1 no Bom Jesus, 1 no Vomitamel e 1 no Centro.

A Secretaria pondera que nos respectivos bairros as medidas de distanciamento e práticas de Higiene devem ser redobradas.

A incidência de casos na cidade vem sendo maiores em homens, sendo 20 homens e 4 mulheres, o que representa 7,36 % do total de casos notificados no município.

Os 326 casos notificados no município são de pacientes com Síndromes Gripais e Síndromes Gripais agudas graves (dados extraídos do sistema EsusVE). Dentre esses alguns entram nos critérios para exames de Covid-19.

Ainda conforme a secretaria, entre esses notificados, até o momento, o município realizou 140 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR enviados para o Lacen-BA, onde 132 tiveram resultados negativos, 5 positivos e 03 ainda estão aguardando resultados.

Sobre os testes rápidos, a secretaria municipal de Saúde elaborou uma Nota Técnica e regulamentou a execução dos testes ofertados pela Sesab, que devem ser utilizados criteriosamente. Além disso, testes rápidos realizados em estabelecimentos privados estão sendo incluídos no boletim.

Em relação ao monitoramento e acompanhamento dos pacientes, a prefeitura informou que a vigilância epidemiológica investiga cada caso, e a tarefa de monitorar cabe à Atenção Básica, que deve garantir o bem estar dos pacientes e o isolamento pelo período de 14 dias.

Considerando o número de 24 casos confirmados; entre eles nenhum apresenta sintomas graves da doença e 6 já apresentavam comorbidades. Todos estão sendo acompanhados, mas não apresentam sintomas passíveis de internamento.

Além disso, 1589 pessoas vindas de área de risco que passaram pelas Barreiras Sanitárias nas entradas do município, permanecem monitoradas pela Atenção Básica. De acordo com a vigilância, essas pessoas são monitoradas diariamente durante 14 dias, esse monitoramento verifica um possível aparecimento de sintomas.

Até o momento no município, dois profissionais de saúde testaram Positivo para Covid. Profissionais de algumas unidades já foram testados e os demais com resultados Negativos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, no pronto atendimento de Guanambi (PA Covid-19) que funciona onde era a Promater, desde a sua inauguração já foram atendidas 63 pessoas com Síndromes Gripais, e desses nenhum encontra-se internado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas