30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Mais um caso de coronavírus é confirmado em Guanambi, total chega a 25

Mais Lidas

Mais um novo caso de coronavírus (Covid-19) foi registrado em Guanambi nesta quinta-feira (28), agora são 25 no total, sendo 21 homens e 4 mulheres, o que representa 6,7% do total de casos notificados no município.

O novo caso é de um homem residente no bairro São Francisco, com diagnóstico confirmado por meio da realização de um teste rápido. Na quarta-feira (27) foram dois casos, sendo um no Residencial dos Passos e outro também no bairro São Francisco.

Os 25 casos estão distribuídos nos seguintes bairros – 16 no Bairro Belo Horizonte, 1 no Bairro Renascer, 1 no Monte Pascoal, 1 no Bela Vista, 1 no Bom Jesus, 1 no Vomitamel, 1 no Centro, 2 no São Francisco e 1 no Residencial dos Pássaros.

Nestes bairros, a secretaria de Saúde recomenda que as medidas de distanciamento e as práticas de Higiene sejam redobradas. Segundo a pasta, todos os pacientes continuam em monitoramento, sem apresentar sintomas graves da doença e sem necessidade de internação.

Foram cinco casos confirmados por meio de exame laboratorial no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) e outros 20 por meio de testes rápidos. A secretaria municipal de Saúde elaborou Nota Técnica e regulamentou a execução dos testes rápidos ofertados pela Sesab, que devem ser utilizados criteriosamente. Também foram integrados resultados de testes feitos na rede privada de laboratórios.

Desde o início da pandemia, 373 pacientes foram notificados com Síndromes Gripais e Síndromes Gripais agudas graves (dados extraídos do sistema EsusVE). Dentre esses alguns entram nos critérios para exames de Covid-19.

Entre eles, 140 foram submetidos a coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR enviados para o Lacen-BA, onde 134 tiveram resultados negativos, 5 positivos e 01 ainda está aguardando resultado. A vigilância epidemiológica investiga esses casos, e a Atenção Básica monitora, garantindo assim o bem estar desses pacientes e o isolamento pelo período de 14 dias.

Além disso, segundo a secretaria de Saúde, 1628 pessoas vindas de áreas de transmissão comunitária da doença passaram pelas Barreiras Sanitárias nas entradas do município, e permanecem monitoradas pela Atenção Básica. Essas são monitoradas diariamente durante 14 dias, esse monitoramento verifica um possível aparecimento de sintomas.

Até o momento no município dois profissionais de saúde foram testados Positivo para Covid. Profissionais de algumas unidades já foram testados e tiveram resultados Negativos.

No pronto atendimento de Guanambi (PA Covid-19), localizado no prédio da antiga Promater, 75 pessoas com Síndromes Gripais foram atendidas desde a inauguração. Ninguém precisou de internação.

Caso seja necessária a internação de pacientes, o Hospital Municipal está preparado com leitos e UTI’s para tratamento de casos moderados ou graves que possam surgir.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas