Destaque Guanambi
Foto: Tiago Marques / Agência Sertão

A secretaria de Saúde de Guanambi divulgou o boletim epidemiológico da Covid-19 e não houve novos casos confirmados da doença nas últimas 24 horas. Por outro lado, o número de recuperados subiu de 79 para 88, restando 25 casos ativos de um total de 113.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) não realizou nenhuma das 43 análises que aguardavam o diagnóstico dos pacientes. Agora são 49 casos aguardando resultado e outros sete aguardando coleta. São 83 homens e 30 mulheres, 64% dos infectados tem até 39 anos de idade.

Fonte: Prefeitura de Guanambi

Desde o início da pandemia, 340 casos suspeitos foram descartados pelo Lacen. Outros 36 testaram positivo. Já os testes rápidos tiveram detectaram 75 positivos e 1936 negativos.

A secretaria de Saúde implementou um novo formato de boletim a partir desta quarta-feira, com conteúdo ampliado em relação aos boletins anteriores. Agora, outras informações foram acrescentadas na divulgação.

Uma das informações acrescentadas é sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 64 são ou foram assintomáticos e outros 49 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispnéia e falta ou perca total do paladar e olfato.

Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento foram 22 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos e técnicos de enfermagem são os mais afetados, com quatro casos cada.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 677 pessoas com Síndromes Gripais e há um paciente internado. Desde o início da pandemia, outros três pacientes chegaram a ficar internados e receberam alta.

Dos 113 casos confirmados, nenhum apresenta Sintomas Graves da doença, e 16 pacientes já apresentavam comorbidades, todos estão sendo acompanhados.

Casos por bairros

Observatório UniFG

Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as  medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Aplicação de testes rápidos

Grupos / Instituições Teste 1ª Fase Teste 2ª Fase Resultados
Profissionais de Saúde 1060 Profissionais 19 Profissionais 1076 Negativos 3 Positivos
Profissionais de Segurança Pública 260 Profissionais _______________ 258 Negativos 2 Positivos
Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos 72 Profissionais e Idosos 80 Profissionais e Idosos 152 Negativos O Positivos
Hospital do Rim 82 Pacientes _______________ 82 Negativos 0 Positivos
Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes de Guanambi 48 Profissionais e Crianças ________________ 48 Negativos 0 Positivos
Comunidades Terapêuticas 73 Profissionais e acolhidos ________________ 73 Negativos 0 Positivos
IBOPE 750 Pessoas _______________ 750 Negativos 0 Positivos

 

Monitoramento

A Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 142 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 251.811 veículos e 545.046 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui