33.4 C
Guanambi
25.7 C
Vitória da Conquista

Após novos casos, prefeitura de Iuiu determina medidas restritivas por sete dias

Mais Lidas

A prefeitura de Iuiu irá editar um decreto nesta segunda-feira (13) versando sobre o endurecimento das medidas de enfrentamento ao coronavírus no município. Segundo a nota divulgada no site da prefeitura, as medidas foram tomadas após uma reunião entre o gestor, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Comitê COVID-19.

Entre as medidas, está a determinação do retorno da adoção do sistema “drive thru” e “delivery” no comércio não essencial (atendimento na porta), suspensão do funcionamento de clínicas odontológica.

Também foi determinado o funcionamento de bares exclusivamente pelo sistema de delivery, além da suspensão do atendimento ao público nos órgãos da administração pública (exceto serviços de saúde e assistência social) e o retorno das restrições à realização de cultos e missas. O funcionamento da agência do Banco do Brasil também ficará suspenso no período.

Ainda segundo a nota, as medidas entrarão em vigor nesta terça-feira, com a publicação do decreto, e terão validade inicialmente sete dias, sem prejuízo de alterações, a depender do cenário epidemiológico.

Por fim, a nota ressaltou que o o trabalho de fiscalização na barreira sanitária, bem como quanto ao cumprimento das medidas de isolamento, uso da máscara e distanciamento social será intensificado.

As medidas coincidem com o surgimento de mais três casos do novo coronavírus (Covid-19) no município. Tratam-se de duas pacientes do sexo feminino e um do sexo masculino, residentes na sede do município. Todos são da mesma família, sendo que o paciente do sexo masculino aguarda resultado de teste laboratorial (PCR).

De acordo com a Secretaria, dois diagnósticos foram feitos em teste rápido e um por critério epidemiológico. Com os novos casos, o município contabiliza um total de quatro pessoas infectadas pelo vírus.

O primeiro a ser diagnosticado com a doença, no dia 6 de julho, foi um paciente do sexo masculino, com idade de 40 anos, residente do distrito de Pindorama. Ele se encontrava em isolamento há sete dias e está assintomático. Além disso, não possui relatos de viagem ou contato com pessoas que tenham viajado.

Segundo a Secretaria, a equipe da Vigilância Epidemiológica já está tomando todas as medidas necessárias visando garantir o isolamento dos pacientes e possíveis contatos. A pasta pontuou ainda que nas próximas horas, novas medidas serão anunciadas pelo comitê Covid-19 do município.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas