22.6 C
Guanambi
16.5 C
Vitória da Conquista

Prefeito diz que decretará fechamento do comércio não essencial em Guanambi a partir de terça-feira

Mais Lidas

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, disse que publicará um decreto fechando o comércio não essencial a partir da próxima terça-feira (28). O anúncio foi feito no programa Comando Geral, realizado nesta sexta-feira, às 12h, na Rádio Alvorada de Guanambi. Segundo o gestor, a medida irá vigorar até o dia 11 de agosto. O decreto deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (24).

Na entrevista, o prefeito pontua que o anúncio está sendo feito com antecedência para que todos os comerciantes tenham uma preparação prévia. Segundo ele, as decisões anteriores foram tomadas com urgência e geraram prejuízos aos empreendedores local.

Magalhães destacou ainda que os casos estão aumentando e o comitê de enfrentamento a pandemia da Covid-19 percebeu que por mais alertas e campanhas que a prefeitura esteja disponibilizando, a falta de cooperação da população está sendo preponderante para essa tomada de decisão.

“Nós não gostaríamos de tomar essa decisão, mas está sendo necessária, cientificamente. Nós reunimos o comitê de enfrentamento e vamos ter uma reunião com o Ministério Público, para demonstrar que estamos preocupados com a situação”, explica Magalhães.

Para a tomada de decisão, o gestor exemplificou o crescimento dos casos em Barreiras e Vitória da Conquista, onde morreram 15 pessoas somente esta semana.

O Comércio considerado não essencial foi fechado por duas vezes na cidade. O primeiro fechamento durou de 28 de março até 6 de abril, quando o município ainda não registrava casos. Já o segundo fechamento durou de 18 de maio até 2 de junho, exceto o setor de alimentação que foi autorizado a funcionar no dia 26 do mesmo mês.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Guanambi já havia emitido um parecer técnico no dia 9 de julho, pedindo revisão da abertura do comércio não essencial em Guanambi.

O CMS avaliou à época que após a flexibilização do funcionamento de serviços não essenciais, por meio do decreto 786 de 26 de junho de 2020, as notificações de casos suspeitos e de casos positivos tiveram um avanço considerável no município, sobretudo após o funcionamento de bares, restaurantes, igrejas, academias, hotéis e motéis.

Antes disso, no dia 7 de julho, o Comitê de Enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus avaliou que o quadro epidemiológico do avanço da Covid-19 seria observado em estado de alerta, de modo que se não houvesse uma cessação no aumento de casos, medidas mais restritivas seriam novamente adotadas pelo Poder Público.

Atualmente o município contabiliza um total de 159 casos da doença, 117 pessoas consideradas recuperadas e 42 casos ativos. Os últimos registros da Covid-19 foram confirmados no início da noite desta quinta-feira (23). Três novos casos foram confirmados, dois por meio da realização de exame laboratorial (RT-PCR) e um por aplicação de teste rápido.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas