22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia começa nesta segunda

Mais Lidas

Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia: tecnologia, inovação e vivências no rural será realizada integralmente on-line, de 27 a 31 de julho. O evento faz parte da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), cujo tema é “Bioeconomia – Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, e irá debater sustentabilidade, bioeconomia, agroecologia e segurança alimentar. As inscrições para ouvintes e para submissão de trabalhos estão abertas.

O evento terá exposições, apresentações e discussões de experiências técnicas, científicas e populares relacionadas à bioeconomia e ao desenvolvimento sustentável, a partir da agricultura familiar. A riqueza do debate é garantida pela interdisciplinaridade de áreas, pelos convidados e trabalhos selecionados. Essa união de saberes tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento rural, na busca de soluções tecnológicas e sociais em prol da sustentabilidade.

Na programação, ciclo de palestras de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Bioeconomia e Agricultura Familiar, exposição científica tecnológica com vídeo-pôsteres e exposição fotográfica. O último dia da Mostra Interterritorial, 31 de julho, contará com o seminário de fitoterápicos, que abordará saberes e fazeres terapêuticos quilombolas dos territórios Recôncavo e Metropolitano de Salvador.

A submissão de propostas de trabalhos deve ser feita a partir de formulário específico, até o dia 19 de julho, seguindo os critérios disponíveis no site. Uma vez aprovado pela comissão de avaliação, os vídeo-pôsteres serão incluídos no site. Os interessados em participar como ouvintes devem se inscrever previamente. Para ter certificação, é necessário preencher as listas de presença que estarão disponíveis durante as palestras.

Modalidade virtual

Inicialmente, o evento seria realizado na modalidade presencial, no Campus Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde, em março. Porém, em razão da pandemia do novo coronavírus, as atividades foram adiadas para o mês de julho, alterando-se o formato para integralmente virtual. Mudança necessária pelas atuais condições de saúde e sanitárias, mas que preserva a qualidade acadêmica e de pesquisa que são característicos do evento.

Assim, todas as atividades serão transmitidas através do canal do Instituto Anísio Teixeira no YouTube e no facebook da Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia. Além do facebook, o evento também conta com perfil no instagram, é só seguir ambos os canais nas redes sociais para ficar por dentro das principais novidades.

A Mostra é uma iniciativa da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, e teve como instituição proponente a Unilab, através do grupo de pesquisa Nyemba – Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África. Integram a organização, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX); Secretaria de Educação; e Secretaria de Ciência; Tecnologia e Inovação da Bahia. O evento integra a SNCT 2019, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater),  e o Centro de Cultura do Vale do Iguape (CECVI).

Mais informações: http://mostrainterterritorial.unilab.edu.br/

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas