30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Mais um incêndio de grandes proporções foi registrado na zona rural de Guanambi

Mais Lidas

A Brigada Voluntária de Incêndio da Superintendência de Trânsito de Guanambi (SMTRAN), foi acionada para conter mais um incêndio de grandes proporções em uma fazenda a cerca de 3 quilômetros da sede do município. Os brigadistas receberam o chamado no início da tarde desta terça-feira (4).

Imediatamente, os agentes seguiram para o local com uma unidade de combate a incêndio e dois caminhões pipas para atender o chamado, porém o fogo já havia se alastrado e foi necessário acionar mais uma unidade e um caminhão pipa com o reforço de mais agentes.

De acordo com a Superintendência de Trânsito, moradores das localidades vizinhas também ajudaram no combate as chamas que consumiram a pastagem e árvores nativas, causando grande poluição. Segundo os moradores, a fumaça podia ser vista a distância. Ainda conforme os agentes, o fogo só foi controlado por volta das 19h.

Outros incêndios de grandes proporções foram registrados esse ano em Guanambi. Um no dia 5 de maio no bairro Industrial, em Guanambi. O fogo consumiu o estoque e máquinas de uma madeireira.

Outro foi registrado no dia 16 de julho na comunidade de Capoeira Queimada, zona rural de Guanambi. O fogo atingiu cerca de quatro propriedades, destruindo parte da manga de capim, além de várias cercas e postes de energia.

E um próximo ao bairro industrial, no dia 22 de julho – o fogo se alastrou por propriedades rurais adjacentes ao perímetro urbano. O fogo foi iniciado em uma área cheia de lixo, localizada próxima às antigas usinas do bairro. Com o vento forte, as chamas acabaram se alastrando e atingindo a área rural.

O avanço do inverno na região deixa a vegetação seca e queimadas costumam ser comuns nessa época do ano. Além de causar prejuízos para a agropecuária e para a fauna, a fumaça próxima a áreas habitadas incomoda os moradores e causa danos a quem tem problemas respiratórios.

Embora a estação não tenha característica de temperaturas altas, a baixa umidade do ar contribui para deixar a vegetação mais seca e consequentemente mais inflamável. Conforme a Superintendência de Trânsito (Smtran) a maioria dos incêndios ocorreram em terrenos baldios, colocados por pessoas não identificadas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas