24.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Frio deve perder força em Vitória da Conquista nos próximos dias, aponta meteorologia

Mais Lidas

O inverno no hemisfério sul avança por sua segunda metade e o frio intenso registrados nos primeiros dias de agosto começa a perder força em Vitória da Conquista. A previsão dos institutos de meteorologia aponta que nos próximos 15 dias deverá haver aumento gradual das temperaturas.

Mesmo assim, a clima continua ameno e os casacos e cobertores continuarão indispensáveis  na cidade conhecida pelo frio característico devido à altitude próxima de mil metros acima do nível do mar.

No entanto, as mínimas na casa de 10ºC, registradas no início do mês, não deverão continuar ocorrendo. As previsões apontam que as temperaturas devem variar entre 18º e 26ºC nos próximos dias, a partir desta quarta-feira (12).

Até o fim de semana, também deve diminuir a ocorrência da garoa, constante nos últimos dias e fundamental para a intensificação frio. Com isso, a umidade relativa do ar deve cair, ficando próxima de 45% nas horas mais secas do dia em alguns dias.

Somente nos 11 primeiros dias de agosto choveu 32,1 mm em Vitória da Conquista, segundo os dados estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Nesta terça-feira (11), a manhã ainda foi de bastante frio na cidade. O termômetro da estação registrou mínima de 15,1ºC e sensação térmica de 12ºC. Durante a tarde, a máxima chegou a 23,9ºC. Na manhã desta quarta-feira (12), a mínima foi de 13,4º, mas como ventos menos intensos e sem chuva.

Embora ainda esteja bastante frio, o cenário é bem diferente do registrado no último dia 3, quando a mínima chegou a 10ºC e a sensação térmica foi de 7ºC. Temperatura semelhante foi registrada no dia 25 de julho, 10,5ºC.

No entanto, segundo os dados do Inmet, a menor temperatura do ano foi registrada em 29 de maio, antes mesmo do início do inverno. Naquela ocasião, o termômetro da estação marcou exatos 10ºC, com rajadas de vento de 4,1 m/s, o que deixou a sensação térmica próxima de 5°C na ocasião.

Ainda segundo o Inmet, os primeiros dias de agosto em Vitória da Conquista foram os mais frios dos últimos dois anos.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas