35.4 C
Guanambi
30.8 C
Vitória da Conquista

Guanambi registra mais nove casos de coronavírus nesta sexta-feira

Mais Lidas

Nove novos casos de infecção pelo coronavírus foram confirmados em Guanambi nesta sexta-feira (21). As informações foram disponibilizadas no boletim epidemiológico da secretaria de Saúde, divulgado no início da noite. Um diagnóstico foi realizado por exame laboratorial PCR e oito por aplicação de teste rápido. Mais dois pacientes foram considerados recuperados da Covid-19.

A quantidade de novos casos confirmados e de casos suspeitos subiu consideravelmente nos últimos dias. Somente nesta semana foram 54 casos. Restam ainda 86 pacientes aguardando resultado dos exames.

Ainda nesta sexta-feira, a prefeitura de Guanambi publicou um novo decreto estendendo até 31 de agosto as medidas restritivas de isolamento social, mantendo todas as flexibilizações.

Fonte: Secretaria de Saúde

Ao todo, o município registra 289 casos, sendo que 217 pacientes são considerados recuperados. O número de casos ativos subiu de 65 para 72. Um paciente esta internado em Vitória da Conquista. Em Guanambi são três pacientes internados no Hospital de Campanha e no Pronto Atendimento, todos com suspeita da Covid-19.

Internados

Um senhor de 82 anos continua internado em uma UTI e Vitória da Conquista. Ele segue em estado grave, com ventilação mecânica (respirador) e fazendo uso de hemodiálise.

Em Guanambi são três pacientes internados no momento.

Uma mulher de 52 anos teve o diagnóstico confirmado para a Covid-19, ela está internada no Pronto Atendimento, seu quadro estável e deixou de necessitar do suporte de oxigênio para respirar.

Os dois outros pacientes internados ainda não tiveram a confirmação do diagnóstico. Um dos pacientes é um homem de 40 anos, internado no Hospital de Campanha, fazendo uso de oxigênio e com quadro estável. A outra paciente é uma mulher de 67 anos, internado no Pronto Atendimento, também com quadro estável e fazendo uso de oxigênio.

Fonte: Secretaria de Saúde

Novos Casos

Os novos casos foram registrados em cinco pacientes do sexo masculino e quatro pacientes do sexo feminino. Dois têm entre 20 e 29 anos, quatro entre 30 e 39 anos, dois entre 40 e 59 anos e um tem mais de 60 anos. Sete estão assintomáticos e os outros dois apresentam sintomas da Covid-19. Dois deles possuem comorbidades.

Eles são moradores dos bairros Paraíso (2), Alvorada, Araújo, Brindes, Centro, Deus Dará e Vasconcelos, além de um da zona rural

Desde o início da pandemia, 141 pacientes tiveram resultado positivo no exame PCR, 876 negativo e 86 ainda aguardam resultado de exames. Já os testes rápidos detectaram 148 positivos e 2.993 negativos. Nesta sexta-feira, apenas um resultado de exame laboratorial foi divulgado e teve resultado positivo.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 1.891 pessoas com Síndromes Gripais. No local foram realizados 628 testes rápidos, 550 exames laboratoriais, 59 exames de Raio-X e 12 tomografias.

Desde o início da pandemia, 16 pacientes que procuraram atendimento ficaram internados, outros 6 ficaram internados no Hospital de Campanha.

O boletim informa sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 123 são ou foram assintomáticos e outros 166 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perda total do paladar e olfato.

São 38 pacientes com algum tipo de comorbidade, sendo 59,9% do sexo masculino e 40,1% do sexo feminino.

Fonte: Secretaria de Saúde

Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento 44 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos (10) e técnicos de enfermagem (9) são os mais afetados.

Casos por bairros

Fonte: Observatório UniFG

42 Casos – Bairro Belo Horizonte

20 Casos – Bairro São Francisco

17 casos – Bairro Bela Vista

16 Casos – Centro

15 Casos – Bairro Vomitamel – Bairro Alvorada

10 Casos – Bairro Vila Nova – Bairro Alto Caiçara

9 Casos – Bairro Paraíso

08 Casos – Bairro Novo Horizonte – Bairro Ipiranga

07 casos –  Bairro Sandoval Moraes –  – Bairro Santo Antônio – Bairro Santa Catarina – Bairro Brindes

06 casos – Bairro BNH

05 casos – Bairro Residencial dos Pássaros – Bairro Brasília – Bairro Beija Flor – Bairro Araújo

04 Casos – Bairro Morada Nova

03 Casos – Bairro São Sebastião –  Bairro Anita Cardoso – Bairro Ipanema – Bairro Liberdade

02 casos – Bairro Bom Jesus – Bairro Jardim São João – Residencial Gurungas – Bairro Santa Luzia – Bairro Monte Pascoal – Bairro Residencial Massaranduba – Bairro Marabá – Bairro Pôr do Sol – Bairro Sítio Vomitamel – Bairro Monte Azul

01 caso – Bairro Aeroporto Velho – Bairro Alazão – Bairro Beneval Boa Sorte – Bairro Candeal – Bairro Floresta – Bairro Industrial – Bairro Leolina de Sá – Bairro Loteamento Sandoval Moraes 2 – Bairro Nova Esperança – Bairro Renascer – Bairro Santo André – Bairro São José – Bairro Vasconcelos – Bairro Deus Dará

Zona Rural e Distritos

04 Zona Rural
03 Distrito de Morrinhos
07 Distrito de Mutãs

Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as  medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Monitoramento

A Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 304 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 385.941 veículos e 819.831 pessoas.

Ainda há 538 pessoas vindas de áreas de risco em monitoramento e 12.889 já receberam alta do monitoramento.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas