27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Novos radares flagraram veículos a 120 Km/h em vias de Vitória da Conquista

Mais Lidas

No primeiro dia de funcionamento, os novos radares e lombadas eletrônicas registraram veículos circulando em velocidades altíssimas nas vias urbanas de Vitória da Conquista. Os equipamentos começaram a operar em caráter educativo neste domingo (23).

Em entrevista ao programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, o secretario municipal de Mobilidade Urbana, Jackson Apolinário Yashiura, falou sobre as velocidades máximas registradas nas primeiras horas de funcionamento do sistema de fiscalização eletrônica. “Nesse período onde os equipamentos foram instalados, nós já constatamos velocidades altíssimas, nesse trecho principalmente (da Av. Luis Eduardo Magalhães), alguns veículos transitando a 120 Km/h, 113 Km/h”.

Caso as multas já estivessem sendo aplicadas, esses motoristas teriam que pagar a multa R$ 293,47, com valor multiplicado em até três vezes devido à velocidade registrada bem acima do estabelecido pela sinalização.

Além do registro de infração gravíssima e da multa, os motoristas estariam sujeitos à suspensão imediata do direito de dirigir e à apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No entanto, a medida só começará a afetar o bolso dos condutores a partir do próximo mês. Segundo a prefeitura de Vitória da Conquista, durante 15 dias, os condutores de veículos serão fiscalizados sem a emissão de multas. Além disso, agentes de trânsito estarão nas áreas das lombadas eletrônicas orientando e esclarecendo dúvidas. Após esse período de teste, as infrações passam a ter validade.

Mesmo sem a aplicação de multas e alguns flagrantes de excesso de velocidade, segundo Yashiura, o número de acidentes nas vias fiscalizadas diminuiu drasticamente nas duas últimas semanas, quando os equipamentos de sinalização estavam sendo instalados. “Nesse trecho da Av. Luis Eduardo Magalhães tínhamos em média 5 ou 6 ocorrências por semana. Nas duas últimas semanas, este número foi reduzido a zero. Uma prova que os equipamentos estão cumprindo sua função de reduzir os acidentes no município”, disse.

Ainda segundo a prefeitura, a instalação dos equipamentos de fiscalização tem o objetivo de fortalecer a prevenção a acidentes de trânsito. Uma campanha educativa com peças publicitárias sobre o funcionamento dos radares e lombadas está circulando há alguns dias, como forma de informar a população das mudanças.

São doze equipamentos funcionado em caráter educativo. Três equipamentos estão instalados em pontos onde é permitido o tráfego à velocidade de até 40 Km/h. Em sete pontos, os motoristas podem trafegar a até 50 Km/h e em outros dois pontos a velocidade máxima é 50 Km/h.

Os radares têm a função de monitorar a velocidade no decorrer das vias, e as lombadas, onde há um visor que mostra ao condutor a velocidade que está sendo praticada, são instaladas próximos a locais com grande fluxo de pedestres e têm a função fazer com que os motoristas diminuam a velocidade nesses pontos específicos.

Locais com novos radares em Vitória da Conquista

Inicialmente, os equipamentos foram instalados em pontos que registram maior número de acidentes por conta do excesso de velocidade.

Nas avenidas Frei Benjamin e Brumado, os radares irão multar que circular acima de 40 km/h.nas, 50 km/h em dois trechos da avenida Luís Eduardo Magalhães, na av. Juracy Magalhães e na Avenida J. Pedral, e 60km/h em um trecho da av. Luís Eduardo Magalhães.

Os radares e lombadas eletrônicas possuem o sistema OCR (Optical Character Recogni), que faz a leitura automática das placas e disponibiliza dados dos veículos e proprietários. Com isso, é possível disponibilizar o registro de entrada e saída de veículos, como também a contagem volumétrica de tráfego.

Os radares estão distribuídos na Avenida Luís Eduardo Magalhães (próximo ao posto de gasolina e à Bira Imóveis, em ambos os sentidos); na Avenida Juracy Magalhães (próximo à Delegacia da Polícia Federal, sentido Centro – BR 415); e na Avenida J. Pedral (próximo ao Condomínio Residencial Villa Constanza, em ambos os sentidos).

Já as lombadas eletrônicas estão localizadas na Avenida Juracy Magalhães (próxima à Delegacia da Polícia Federal, sentido BR 415 – Centro); na Avenida Frei Benjamin (em frente ao Centro Integrado Navarro de Brito, em ambos os sentidos); na Avenida Luís Eduardo Magalhães (próximo à Fainor, sentido Olívia Flores; e próximo à Avenida Paulo Filadelfio, sentido Estádio Lomanto Júnior); e na Avenida Brumado (próxima ao Centro Cultural Glauber Rocha, sentido Centro).

Com Informações da Prefeitura de Vitória da Conquista

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas