22.1 C
Guanambi
18.4 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Caetité autoriza reabertura de bares, restaurantes e academias

Mais Lidas

A Prefeitura de Caetité autorizou a reabertura de bares, restaurantes e academias no município. A medida foi sancionada nesta terça-feira (25), por meio de um decreto publicado no Diário Oficial.

Os respectivos setores estavam fechados desde o início da pandemia no município – há quase cinco meses. A determinação tem relação com o plano de contingência para enfrentamento ao coronavírus.

O novo decreto torna facultativo o retorno dos Bares, Pizzarias, Restaurantes, Lanchonetes e similares, sendo permitido o funcionamento todos os dias da semana, até às 23h. A medida permite também a abertura das academias de ginástica, pilates e similares, a partir do dia 31 de agosto de 2020. Já os supermercados e similares poderão voltar a exercer as atividades aos domingos das 8h às 12h.

No entanto, os respectivos setores deverão adotar algumas critérios de prevenção ao coronavírus como – educação e sensibilização dos clientes em relação ao uso de máscara e higiene, distanciamento social, monitoramento da saúde e uso de EPIs para os funcionários, dentre outros.

Além disso, a determinação liberou o funcionamento das atividades rodoviárias, serviços de transportes coletivos e táxi. Os serviços de Mototáxi permanecem suspensos.

Para o funcionamento dos transportes coletivos, também deverá ser adotado um protocolo de medidas de contenção ao coronavírus como – manter o distanciamento social e evitar a formação de aglomerações e filas, no embarque e no desembarque de passageiros, estimular o uso de máscaras, fornecer e estimular o uso frequente de álcool em gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela ANVISA, para higienização das mãos de condutores e passageiros, dentre outros.

O decreto tornou facultado também o funcionamento da Feira Livre na sede do Município de Caetité, nos dias de 2ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, das 6h às 18h, e aos sábados das 6h às 13h, com acesso apenas aos feirantes do Município de Caetité. Bem como, o funcionamento da Feira do Distrito de Brejinho das Ametistas aos sábados, dentro do Mercado e o retorno da Feira da Agricultura Familiar na Sede do Município de Caetité, com funcionamento nas 5ª feiras, nos horários de 16h às 20h.

Os setores deverão funcionar com a adoção das medidas de proteção e segurança, para contenção ao coronavírus.

De acordo com o decreto, o descumprimento dos protocolos, sujeitarão os infratores às penalidades de advertência, multa e até mesmo suspensão de suas atividades pela Vigilância Sanitária do Município.

Coronavírus em Caetité

O número de pessoas infectadas com o coronavírus subiu para 98, no entanto, 78 pacientes são considerados curados e 16 permanecem com o vírus ativo. Três pessoas com suspeita da doença aguardam resultado de exames laboratorial.

A cidade registrou quatro óbitos por complicações da covid-19 – o último foi confirmado no dia 14 de agosto. A quarta vítima da doença no município foi uma mulher, de idade não divulgada, que fazia tratamento oncológico em Salvador e acabou contraindo o vírus.

Dos quatro pacientes do município que morreram por complicações da doença, três faziam tratamento oncológico.

Óbitos por Covid-19 em Caetité

O município registrou o primeiro óbito decorrente da Covid-19, no dia 8 de julho. De acordo com a Secretaria de Saúde, trata-se de um paciente do sexo masculino, de 71 anos de idade, que realizava tratamento oncológico em Salvador, local onde foi constatado o óbito.

segundo óbito foi confirmado no dia 24 de julho. Trata-se de um homem, de 63 anos, morador da zona rural. Ele lutava contra um câncer no pulmão e veio a óbito em Vitória da Conquista, onde seu estado de saúde foi agravado por complicações do coronavírus.

Já o terceiro óbito  foi confirmado no dia 30 de julho. A vítima foi um paciente caetiteense que estava hospitalizado em Vitória da Conquista para tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. A idade e o local de residência não foram informados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas