25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista registrou menor temperatura do ano nesta quarta-feira

Mais Lidas

A madrugada desta quarta-feira (26) foi gelada em Vitória da Conquista. Os termômetros registram a menor temperatura do ano. Por volta de 7h, foram registrados oficialmente 9,2ºC. A sensação térmica chegou a 6ºC durante as rajadas de vento mais intensas.

O recorde de frio em 2020 foi superado por volta das 3h, quando o termômetro marcou 9,9ºC. Foi neste horário em que foi atingido o ponto de orvalho, momento em que o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas por via da condensação, o chamado orvalho. Nas horas seguintes, a temperatura voltou a cair, atingindo a mínima do ano.

A última vez que a temperatura caiu tanto em Vitória da Conquista foi na manhã de 19 de julho de 2019, quando foram medidos 9,2ºC.

As medições são da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A expectativa é de que no decorrer do dia, as temperaturas cheguem próximas dos 25ºC.

A previsão aponta ainda que deve continuar fazendo frio na cidade nos próximos dias, no entanto, a partir desta quinta-feira (27), a tendência é de que não sejam registradas temperaturas tão extremas, devendo as mínimas se aproximarem da casa dos 15ºC e as máximas superarem os 25ºC já no fim de semana.

Conforme já era esperado pelos meteorologistas, a queda na temperatura se deu pela evolução de uma zona de alta pressão atmosférica que ganhou força no oceano atlântico no decorrer desta semana.

Este sistema atmosférico impulsiona os ventos alísios de sudeste que nesta época do ano ainda estão frios, fazendo com essas correntes de vento, ao se deslocar e alcançar a costa leste da Bahia, faça cair as temperaturas durante as madrugadas, principalmente nas regiões mais altas.

Deste então, a menor temperatura do ano em Vitória da Conquista havia sido registrada antes mesmo do início do inverno. Segundo o Inmet, na manhã do dia 29 de maio a mínima foi de 10º e a sensação térmica de 5ºC.

No início deste mês, os termômetros voltaram a registrar mínimas na casa dos 10ºC. Nos dias 3 e 4, as mínimas foram de 10,4ºC, aliado ao vento constante e à garoa típica da cidade. Com o decorrer das últimas semanas, o frio deu uma leve trégua, antes de voltar mais rigoroso, faltando pouco menos de um mês para a mudança de estação.

Frio na Região

A madrugada também foi de bastante frio em Piatã, onde os termômetros marcaram mínima de 11,1ºC, mesma mínima registrada em Itapetinga. Já em Brumado a mínima foi de 12,7ºC e em Guanambi a menor temperatura do dia foi 18,3ºC

Previsão de Chuva em Vitória da Conquista

Os modelos meteorológicos indicam que há possibilidade de chuvas rápidas ou garoa em Vitória da Conquista a partir da próxima terça-feira (1º). Os acumulados previstos no entanto são de menos de 10 mm nos próximos 10 dias, volume ainda insuficiente para colocar fim à estiagem agrícola no município.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas