Reprodução / Redes Sociais

Na noite desta sexta-feira (29), Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista usou as redes sociais para manifestar pesar pelas vítimas da Covid-19 pela primeira vez. Desde o início da pandemia, 100 pessoas morreram vítimas da doença no município.

A marca foi atingida com o falecimento de uma paciente de 68 anos, moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida, portadora de Doença cardiovascular. Ela estava internada desde o dia 4 de agosto no Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) e veio a óbito nesta sexta-feira (28).

 

View this post on Instagram

 

#LUTO Infelizmente, Vitória da Conquista chegou hoje, sábado (29), a triste marca de 100 mortes em decorrência da COVID-19. Por isso, assinei o decreto estabelecendo luto oficial de três dias no Município, em solidariedade às vitimas dessa pandemia e a todos os conquistenses afetados pela doença . Muitos de nós perdemos familiares e amigos próximos, que foram vítimas dessa tragédia mundial. Por isso, este é um momento para honrar essas pessoas queridas que partiram e relembrar da importância de toda a população continuar seguindo as medidas restritivas estabelecidas pelas autoridades de Saúde. 🙏 Peço a Deus que abençoe e conforte todas as famílias enlutadas.

A post shared by Herzem Gusmão (@herzemgusmao) on

Por meio de um vídeo, o prefeito informou a marca atingida e anunciou que decretou luto oficial por três dias. “Neste sábado, nós lamentamos informar que conquista atingiu 100 óbitos. São 100 mortes, dos nossos irmão, familiares, amigos e até colega. Nesta data, eu na qualidade de prefeito do município de Vitória da Conquista, estou decretando luto oficial por três dias. Desejando que Deus possa amparar, abençoar e levar conforto às famílias enlutados”, disse Gusmão.

Em seu perfil no instagram, o prefeito ainda pediu para a população continuar seguindo as medidas restritivas de prevenção ao coronavírus. “Muitos de nós perdemos familiares e amigos próximos, que foram vítimas dessa tragédia mundial. Por isso, este é um momento para honrar essas pessoas queridas que partiram e relembrar da importância de toda a população continuar seguindo as medidas restritivas estabelecidas pelas autoridades de Saúde”.

No portal oficial da prefeitura, uma nota de pesar foi publicada. Confira:

Foi assinado na tarde deste sábado (29), o Decreto 20.495 que estabelece três dias de luto oficial pelas 100 pessoas falecidas por Covid-19 em Vitória da Conquista.

A Prefeitura lamenta profundamente cada vida perdida em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus e se solidariza com as famílias e amigos enlutados. A Administração Municipal compreende que cada vida que se vai é uma dor de grande intensidade para os que ficam. Por isso, com muito respeito, se une a cada um que também se tornou vítima da doença pela perda de quem amava.

Com o luto oficial, a Prefeitura não vai realizar inaugurações ou comemorações, além de manter as bandeiras hasteadas a meio mastro.

E neste momento de dor, mesmo com os indicadores do município estando abaixo dos definidos pela Organização Mundial da Saúde, que é em torno de 3% de média de mortes em relação ao número de contaminados, é preciso estarmos alertas. É necessário redobrarmos a atenção com os cuidados de prevenção para que evitemos mais mortes em nosso município.

A população deve manter o distanciamento social e só sair de casa em caso de extrema necessidade. Se precisar sair, use máscara e tenha atenção aos cuidados de higiene com mãos e objetos. Proteja os idosos e pessoas que possuam comorbidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui