33 C
Guanambi
26.8 C
Vitória da Conquista

Nilo Coelho realizará live para lançar pré-candidatura à prefeitura de Guanambi

Mais Lidas

Atualização: Nilo Coelho oficializou o vereador Nal como seu vice

O ex-governador e ex-prefeito Nilo Coelho realizará uma transmissão ao vivo na internet nesta quinta-feira (3), para lançar sua pré-candidatura ao cargo de prefeito de Guanambi nas próximas eleições. A live será transmitida a partir das 19h25, na sua página oficial no Facebook, e abordará um trajetória política e administrativa do pré-candidato.

O político também irá anunciar quem será o candidato a vice em sua chapa e os pré-candidatos a vereador de seu grupo. O nome mais provável para compor a chapa é o do vereador Arnaldo Azevedo, o Nal. A convenção que irá formalizar as candidaturas será realizada no próximo dia 12, até lá, novas alianças poderão ser definidas.

Nilo deve ter como adversário principal o atual prefeito Jairo Magalhães (PSD), fazendo a reedição da disputa do ano passado. Na ocasião, Jairo saiu vitorioso com diferença de apenas 802 votos. Enquanto Nilo Coelho conquistou vantagem entre os eleitores da sede, Jairo Magalhães teve desempenho melhor nos distritos e na zona rural e acabou vencendo a eleição. O prefeito de Guanambi já anunciou que é pré-candidato à reeleição.

No entanto, os dois não devem ser os únicos candidatos este ano. O PT lançou a pré-candidatura da agente comunitária de Saúde Valda e o Republicamos pretende lançar Afonso Almeida como candidato.

Outra diferença em relação à disputa de 2016 está nos partidos. Enquanto Jairo Magalhães deixou o PSB e migrou para o PSD, Nilo Coelho deixou o PSDB e foi para o DEM. A disputa 40 x 45 este ano será 25 x 55.

Aos 77 anos, Nilo Coelho irá disputar sua quinta eleição à prefeitura de Guanambi. Ele foi eleito pela primeira vez em 1982 e voltou a se eleger em 2004 e 2008.Após a derrota de 2016, Nilo chegou a anunciar que iria se aposentar da política, no entanto, mudou de ideia e será novamente candidato.

Em 1986, durante o seu primeiro mandato, ele renunciou o cargo para se candidatar ao cargo de vice-governador, tendo vencido a eleição e assumido o cargo máximo do executivo estadual dois anos depois, com a renuncia do governador Valdir Pires, que saiu do governo para se candidatar ao cargo de vice-presidente na chapa composta por Ulisses Guimarães na eleição de 1989.

Em 2010, ele fez o mesmo, desta vez acabou derrotado ao se candidatar ao lado do também ex-governador Paulo Souto, ficando a vitória com o petista Jaques Vagner, que foi para o seu segundo mandato.

Nilo Coelho também foi deputado federal por uma mandato, entre 1999 e 2003, além de ter assumido a secretaria de Minas e Energia da Bahia e a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).

As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral. Os partidos terão até o próximo dia 16 para realizar as suas convenções. As candidaturas deverão ser registradas até o dia 26 e a campanha eleitoral será liberada a partir do dia 27.

Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas