23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Herzem Gusmão oficializará candidatura à reeleição nesta quarta-feira em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Convenção Municipal conjunta do MDB, Democratas e PTB de Vitória da Conquista será realizada nesta quarta (9). O evento ocorrerá presencialmente no espaço “Mediterrâneo Eventos Bodas de Caná”, localizado na Av. Laura Nunes, nº 1200, bairro Boa Vista, com início às 9h. O evento terá transmissão pela internet.

Na oportunidade, serão apresentados oficialmente os nomes dos candidatos confirmados, Herzem Gusmão (MDB) e Sheila Lemos (DEM), respectivamente aos cargos de prefeito e vice-prefeita nas eleições majoritárias do dia 15 de novembro.

O evento também vai marcar a homologação dos candidatos ao cargo de vereador nas eleições proporcionais.

A escolha dos números para candidatos a vereador também vai acontecer na convenção por meio de sorteio a ser realizado na hora, além de deliberar sobre propostas de coligações com outras agremiações partidárias.

O evento é restrito aos convencionados, seus familiares e amigos. Devido à pandemia do novo coronavírus, todos os cuidados e normas sanitárias serão adotadas para segurança dos participantes e em conformidade com a substituição de um artigo no decreto estadual e no decreto municipal, que permitem a realização de eventos para até 100 pessoas. Lembramos ainda, que o uso de máscara é obrigatório a todos os presentes.

Além do MDB, DEM e PTB, Herzem já garantiu apoio do Podemos. Na semana passada, o diretório municipal do partido oficializou apoio ao atual prefeito durante sua convenção. Ele ainda espera apoio do PSDB até o fim do prazo para realização de convenções.

Ao todo, cerca de 10 pré-candidatos colocaram seus nomes para a disputa da eleição majoritária em Vitória da Conquista. O principal adversário do atual prefeito deve ser o petista Zé Raimundo, ex-prefeito e deputado estadual no terceiro mandato. Ele terá a jornalista Luciana Oliveira como candidata a vice. Os dois disputaram o segundo turno em 2016 e Herzem saiu melhor na disputa.

Eleições 2020

As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral. Os partidos terão até o próximo dia 16 para realizar as suas convenções. As candidaturas deverão ser registradas até o dia 26 e a campanha eleitoral será liberada a partir do dia 27.

Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas