22.7 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Temperatura passou de 30ºC em Vitória da Conquista após cinco meses

Mais Lidas

Depois de mais de cinco meses com temperaturas baixas, o tempo esquentou ligeiramente em Vitória da Conquista neste domingo (20). Por volta das 15h, o termômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), marcou 30,1ºC.

A última vez que foi registrada temperatura superior a 30ºC na cidade foi em 8 de abril, quando a máxima chegou a 30,5°C. De lá para cá, os conquistenses experimentaram um dos invernos com as temperaturas mais baixas dos últimos anos.

Mesmo com o princípio de calor registrado nesta tarde, e com o avançar do inverno que abre caminho para primavera na próxima terça-feira (22), ainda faz muito frio na cidade. A mínima registrada entre 5h e 7h da manhã foi de 14,7ºC. A sensação térmica chegou a 9ºC devido à constância e intensidade dos ventos.

O inverno que se finda está sendo considerado um dos mais rigorosos dos últimos anos. As temperaturas mínimas ficaram abaixo de 12ºC durante várias semanas na cidade. A menor temperatura do ano foi registrada no dia 26 de agosto. Na ocasião, os termômetros marcaram 9,2ºC e a sensação térmica chegou a 6ºC.

A tendência para os próximos dias, segundo os modelos meteorológicos, é de que não haja grande mudança nas condições climáticas. As mínimas devem continuar oscilando entre 15 e 18ºC e as máximas, geralmente registradas no meio da tarde, vão continuar beirando a casa dos 30ºC.

A exceção pode ocorrer em alguns dias que podem vir acompanhados de nuvens e de chuvas rápidas e isoladas. A nebulosidade impedirá a incidência do sol e fará com que a temperatura não suba muito no decorrer do dia. Estas condições estão previstas para o início desta semana.

Chuvas expressivas não estão previstas para os previstas para os próximos 15 dias. O fim da estiagem agrícola na região, período sem chuvas significativas de mais de 10 mm, só deve ocorrer a partir da segunda metade de outubro.

O fim de semana foi de muito calor em várias partes da Bahia. No sábado (19), a temperatura máxima chegou a 40,9ºC em Ibotirama, 39,8ºC em Bom Jesus da Lapa e 39,2ºC em Correntina. Em Guanambi, os termômetros marcaram 36,9ºC, a maior temperatura registrada este ano.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas