32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Previsão aponta aumento da temperatura em Vitória da Conquista nos próximos dias

Mais Lidas

Pode voltar a fazer calor em Vitória da Conquista após mais de cinco meses de temperaturas baixas. Os modelos meteorológicos apontam para elevação considerável da temperatura nos próximos dias na cidade, sobretudo a partir da próxima quarta-feira (30), quando as máximas podem superar os 32ºC.

No entanto, ainda continuará fazendo frio durante a madrugada e às primeiras horas do dia. Com mínimas podendo chegar à casa dos 15ºC. Somente a partir da segunda semana de outubro é que as temperaturas mínimas devem subir para próximo dos 20ºC.

Desde 8 de abril que Vitória da Conquista não registrava temperatura acima de 30ºC. Esta marca foi quebrada no último domingo (20), quando o termômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 30,1ºC.

O inverno que terminou na última terça-feira (22) foi considerado um dos mais rigorosos dos últimos anos. As temperaturas mínimas ficaram abaixo de 12ºC durante várias semanas na cidade. A menor temperatura do ano foi registrada no dia 26 de agosto. Na ocasião, os termômetros marcaram 9,2ºC e a sensação térmica chegou a 6ºC.

Chuva

Em relação ao início do período de chuvas, não há previsão de volumes significativos na região nos próximos 15 dias. As previsões apontam que o período chuvoso deve começar entre o fim de outubro e o início de novembro.  A expectativa é para chuvas regulares até dezembro.

Apesar do inverno não ter sido completamente seco, a precipitação acumulada no período não foi suficiente para evitar a condição de estiagem em Vitória da Conquista. O Governo Federal reconheceu nesta semana a situação de emergência no município, decretada pela prefeitura e homologada pelo Governo Estadual.

A última vez que choveu mais de 10 mm na cidade foi em 17 de maio, quando o acumulado do dia foi de 15,6 mm.

A situação de seca no município foi atenuada devido às constantes garoas que caíram no inverno. Entre junho e setembro, a precipitação acumulada foi de 100 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas