23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Com guia falsificada, caminhões com mais de 100 animais são apreendidos em Tanhaçu

Mais Lidas

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) apreendeu três caminhões carregados com mais de 100 cabeças de gado em Tanhaçu, nesta quarta-feira (30). Os motoristas estavam com a guia de trânsito animal falsificada.

De acordo com a ADAB, sem a comprovação da origem do gado, 105 bovinos foram para o abate nesta quinta-feira (1°), em Brumado, como forma de evitar a entrada de possíveis doenças no Estado da Bahia.

A ADAB informou que outros dois caminhões também foram flagrados na ação e agora também estão em Brumado para que seja averiguada a origem da carga. Segundo o G1, caso não seja comprovada, outros 70 bovinos vão ser sacrificados.

PNEFA

O Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como objetivo principal “criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira”. Foi delineado para ser executado em um período de 10 anos, iniciando em 2017 e encerrando em 2026.

Está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), convergindo com os esforços para a erradicação da doença na América do Sul. Um dos seus objetivos é a substituição gradual da vacinação contra a febre aftosa, em todo o território brasileiro, que implica na adoção de diversas ações a serem desenvolvidas em âmbito municipal, estadual e nacional, com o envolvimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO), setor privado, produtores rurais e agentes políticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas