32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Meteorologia prevê temperaturas de até 38ºC em Vitória da Conquista durante a semana

Mais Lidas

Deve fazer bastante calor em Vitória da Conquista nos próximos dias, segundo as previsões dos modelos meteorológicos. A expectativa é de que a temperatura vá se elevando no decorrer da semana, até que as máximas cheguem a 38ºC entre a próxima sexta-feira (9) e o domingo (11).

As temperaturas seguirão altas pelo menos nos próximos 15 dias e podem ocorrer pancadas de chuva isoladas no próximo fim de semana. A umidade relativa do ar também deve diminuir bastante durante a semana, podendo chegar a críticos 12% na sexta-feira.

O fim de semana já teve elevação das temperaturas na cidade. O termômetro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado no Campus da Uesb, registrou máxima de 31,6ºC neste sábado (3) e de 31,4ºC no domingo (4). No entanto, ainda faz frio durante a madruga e pela manhã na cidade, mas já com tendência de elevação. No sábado a mínima foi de 14,2ºC e no domingo de 17,1ºC. No início da manhã desta segunda-feira (5), a mínima registrada foi de 16,4ºC.

O inverno que terminou no último dia 22 foi considerado um dos mais rigorosos dos últimos anos. As temperaturas mínimas ficaram abaixo de 12ºC durante várias semanas na cidade. A menor temperatura do ano foi registrada no dia 26 de agosto. Na ocasião, os termômetros marcaram 9,2ºC e a sensação térmica chegou a 6ºC.

Chuva

Em relação ao início do período de chuvas, não há previsão de volumes significativos na região nos próximos 15 dias. As previsões apontam que o período chuvoso deve começar entre o fim de outubro e o início de novembro.  A expectativa é para chuvas regulares até dezembro.

Apesar do inverno não ter sido completamente seco, a precipitação acumulada no período não foi suficiente para evitar a condição de estiagem em Vitória da Conquista. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência no município no fim do último mês. A condição de estiagem foi decretada pela prefeitura e homologada pelo Governo Estadual.

A última vez que choveu mais de 10 mm na cidade foi em 17 de maio, quando o acumulado do dia foi de 15,6 mm.

A situação de seca no município foi atenuada devido às constantes garoas e pancadas de chuva que caíram no inverno. Entre junho e setembro, a precipitação acumulada foi de 100 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas