25.6 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Prefeitura demole parte de casarão histórico em Mutãs, secretaria explica motivos

Mais Lidas

Moradores do distrito de Mutãs estão indignados com a demolição parcial do Casarão de Mutãs (Solar dos Barros), imóvel considerado um monumento importante para a história local. A ação foi realizada pela Prefeitura de Guanambi, na manhã desta terça-feira (20), e os vídeos de um caminhão munck realizando o serviço estão repercutindo negativamente nas redes sociais.

Os comentários de revolta e pedido de explicações foram vários. “Com as obras de urbanização da Lagoa da Espera, estão terminando de derrubar o casarão de Mutãs – que política mal educada e sem cultura é essa?”, lamentou um morador do distrito.

Procurada pela Agência Sertão, a Secretaria de Infraestrutura do município explicou que a demolição visa proporcionar segurança para as pessoas que vão desfrutar da Lagoa da Espera, localizada no distrito. O local começou a ser revitalizado em maio e uma parte do casarão fica próxima a lagoa.

A obra de revitalização está custando cerca de R$ 700 mil, com investimentos de recursos próprios do município. A Secretaria de Infraestrutura informou que a retirada de parte do imóvel visa também a segurança dos trabalhadores que vão reconstruir a casa. Segundo a pasta, a reconstrução do casarão faz parte da segunda etapa do projeto de revitalização da Lagoa

Diante da repercussão, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi (Ascom) publicou uma nota, esclarecendo que o projeto para realização da revitalização das obras da Lagoa da Espera, conforme previsto será realizada em duas etapas. “A primeira etapa consta na drenagem e escoamento das pistas ao entorno e iluminação. Já a segunda etapa consiste na reforma do casarão localizado às margens da lagoa”.

Além disso, informou que diante do risco eminente de desabamento de parte do imóvel que poderia causar danos à vidas dos que frequentam a pista de caminhada e dos trabalhadores que executarão a reforma do casarão, engenheiros da Secretaria de Infraestrutura realizaram aferição técnica e constataram a necessidade de retirada da parte comprometida.

Por fim, a nota destaca que as obras de revitalização da Lagoa da Espera estão em fase de conclusão e em poucos dias será entregue a população do distrito.

História do casarão

O casarão Solar dos Barros é um patrimônio histórico, construído em 1960 pelo Sr. Osvaldino José de Souza que ali residiu por muitos anos. Em meados dos anos 2000, a Prefeitura de Guanambi adquiriu o imóvel e atualmente a estrutura física está em ruinas.

O patrimônio arquitetônico histórico fica localizado no Distrito de Mutãs, nas margens da Lagoa da Espera, rodeada pela paisagem da Serra de Mutãs. A lagoa é descrita historicamente como parada de tropeiros que circulavam pela região no século XIX.

Em julho de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer solicitou o tombamento do Solar dos Barros ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A época, a pasta salientou que a ação objetivava estimular a preservação do patrimônio histórico e cultural do município e do Estado, o que beneficiaria gerações atuais e futuras.

Reprodução | Casarão de Mutãs

Confira a íntegra da nota da Prefeitura

Diante de divulgação de vídeos e textos em redes sociais no início da tarde dessa terça-feira (20), sobre a demolição de parte do casarão do Distrito de Mutans, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Guanambi vem a público esclarecer os seguintes pontos:

– O projeto para realização da revitalização das obras da Lagoa da Espera, conforme previsto será realizada em duas etapas. A primeira etapa consta drenagem e escoamento, pistas ao entorno e iluminação. Já a segunda etapa consiste na reforma do casarão localizado às margens da lagoa.
– Diante do risco eminente de desabamento de parte do imóvel e que poderia causar danos à vidas dos que frequentam a pista de caminhada e dos trabalhadores que executarão a reforma do casarão, engenheiros da Secretaria de Infraestrutura realizaram aferição técnica e constataram a necessidade de retirada da parte comprometida. As obras de intervenção da área de risco foram iniciadas na manhã de hoje e visam exatamente a garantir da segurança e preservação de vidas.
– A reforma total do imóvel deverá ser iniciada em breve e conforme previsto no espaço será instalada a sede da Sub Prefeitura Distrital, sendo também um ponto de acesso principal para a Lagoa da Espera.

Vale destacar que as obras de revitalização da Lagoa da Espera estão em fase de conclusão e em poucos dias será entregue a população do distrito. Uma obra tão sonhada e aguardada por todos realizada com recursos próprios do município.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas