30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Governo da Bahia decreta situação de emergência em nove municípios por conta das chuvas

Mais Lidas

O Governo do Estado declarou situação de emergência em nove municípios baianos afetados por chuvas intensas. A decisão, assinada pelo governador Rui Costa, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4) e valerá pelo prazo de 90 dias.

A situação de emergência considera os danos provocados pelas chuvas às atividades econômicas e à população dos municípios de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão.

Veja também: chuva deixa desalojados em Irecê

De acordo com o decreto, “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.

Após um longo período de estiagem, que em algumas localidades foi superior a 120 dias (Ver Figura 1), o mês de novembro iniciou com chuvas em partes do semiárido nordestino. A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), posicionada mais a norte da Região Centro-oeste do Brasil, favoreceu a formação e desenvolvimento de intensas áreas de instabilidade sobre, especialmente, a porção oeste da Região Nordeste desde o dia 1° de novembro de 2020.

A chuva trouxe alívio para a região tão castigada pela estiagem. Porém, as fortes chuvas concentradas em poucas horas também provocaram alguns transtornos. Em Petrolina, sertão de Pernambuco, por exemplo, a intensa chuva de 40,6 mm em duas horas, acompanhada de rajadas de vento de atingiram 63 km/h na tarde do dia 02/11/2020, provocou estragos e até mesmos danificou a estrutura de um hospital de campanha, destinado ao atendimento de pacientes da COVID-19.

A Tabela 1 contém os maiores acumulados de chuva nas estações do INMET no período de 1° a 03 de novembro de 2020.

Tabela 1 – Maiores volumes de chuva no período de 1° a 03 de novembro de 2020.

F

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas