22.1 C
Guanambi
18.4 C
Vitória da Conquista

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Justiça Eleitoral decidiu pela suspensão da divulgação do resultado de uma pesquisa eleitoral realizada em Vitória da Conquista, tornada pública na última sexta-feira (30). O levantamento feito pela E-Leva Consultoria apontava vantagem do deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo na disputa.

O pedido para suspender a divulgação foi ajuizado pela “Coligação o Trabalho tem que Continuar”, do candidato à reeleição Herzem Gusmão, que alegou irregularidades na empresa, como não existência de registro no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre-5), bem como a sua situação cadastral junto à Receita Federal constar como inapta, cujas irregularidades evidenciam que se trata de uma empresa que não exerce atividade regular, “sendo este um forte indício de fraude”.

O juiz Cláudio Augusto Daltro de Freitas, da 41ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista, acatou os argumentos apresentados e determinou a suspensão e impedimento da divulgação do resultado de referida pesquisa até julgamento definitivo da representação. Também foi vedada a divulgação da referida pesquisa também aos órgãos veiculadores (imprensa escrita e falada), mídias sociais, e àqueles que de qualquer forma derem publicidade e propalarem a pesquisa.Em caso de descumprimento, a E-leva pode ser submetida a multa diária de R$5.000,00. (veja a decisão)

Uma nova pesquisas está sendo realizada no município pela Potencial Pesquisa, encomendada pelo Jornal A Tarde. O levantamento vai ouvir 600 eleitores até o próximo domingo (8) e o resultado está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (9). O primeiro levantamento do mesmo instituto foi divulgada em 1º de outubro e apontava empate técnico entre Zé Raimundo e o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB), com ligeira vantagem do petista.

Já há outra pesquisa válida em Vitória da Conquista foi realizado e divulgado pela Hoje InData, a vantagem do Zé Raimundo foi um pouco maior, fora da margem de erro.

Sete candidatos disputam o cargo de prefeito de Vitória da Conquista. O município tem 231.176 eleitores aptos a votar no próximo dia 15 de novembro. Caso o candidato mais votado obtenham menos de 50% dos votos válidos, o eleitorado voltará às urnas no dia 29 para o segundo turno.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas