25 C
Guanambi
18 C
Vitória da Conquista

Dia da Consciência Negra vira feriado em Carinhanha

Mais Lidas

Os vereadores de Carinhanha aprovaram o Projeto de Lei 1304/2020, por orientação do Ministério Público federal (MPF), transformado o Dia da Consciência Negra, em feriado municipal.

O MPF informou que mesmo tendo comunidades quilombolas no município de Carinhanha, verificou que o Dia da Consciência Negra não era feriado na cidade, já que era uma reivindicação da comunidade afro-brasileira.

De acordo com MPF, o projeto foi aprovado pelos vereadores no dia 10 de março, como o prefeito não vetou e não sancionou foi aprovado automaticamente.

A data escolhida homenageia Zumbi dos Palmares, figura histórica de grande importância da resistência negra no Brasil.

Guanambi 

Na cidade de Guanambi, no dia 06 de maio de 2019, foi publicada no Diário Oficial, a lei nº 1.234 de 30 de abril de 2019. Essa lei dispõe sobre a criação do dia da Consciência Negra no município de Guanambi, como evento anual no calendário. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Fabrício Lopes (PSD).

Com a publicação, ficou instituído o dia 20 de novembro como o Dia Municipal da Consciência Negra. A data foi incluída no calendário oficial de eventos do município. Além disso, o dia é comemorado nas unidades da rede municipal de ensino público com atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo.

A lei estabeleceu que a administração Pública Municipal, através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Guanambi, preste colaboração às entidades do Movimento Negro envolvidas na organização das atividades que constem no programa de comemorações do Dia da Consciência Negra no Município.

Tradicionalmente o município comemora o dia da Consciência Negra com o cortejo do Grupo Afromalêko. O grupo desfila todos os anos, pelas ruas de Guanambi, para difundir a cultura e a história dos povos afro-brasileiros e chamar a atenção sobre o racismo e a intolerância religiosa. Neste ano, devido a pandemia, não acontecerá.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas