23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Bahia: secretário de saúde confirma que campanha eleitoral elevou números da Covid-19 no interior

Mais Lidas

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informou que as campanhas eleitorais elevaram o número de casos de coronavírus no interior da Bahia. A ponderação foi feita durante uma entrevista à rádio Metrópole, nesta segunda-feira (23).

De acordo com o secretário, os números apresentam essa evidência de forma clara, pontuando que a taxa de crescimento no interior é superior a da capital. “O tipo de política que se faz no interior, de campanha é muito diferente da capital. Há uma proximidade do candidato com o eleitor. Ele vai para rua, aglomera. A gente viu com paredões ambulantes, pessoas andando atrás de carro de som, fazendo verdadeiras festas. Não eram comícios fixos, mas eram comícios móveis. E agora nós estamos vendo isso. Terminada a campanha tem havido um maior número de pessoas atendidas”, declarou.

Vilas-Boas observou que em algumas cidades, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 60%. O caso mais preocupante é Feira de Santana, onde ainda ocorre o segundo turno das eleições. Em vitória da Conquista – a disputa para o executivo também será definida no segundo turno, e a ocupação de leitos está em 54,3%. Além de Conquista, pacientes de outras 26 cidades estão internados no município, incluindo um paciente de Guanambi.

O secretário ainda pediu que eventos de finais de ano, como Natal e Réveillon, fossem comemorados de forma virtual. “Nesse ano precisamos conversar com a sociedade para que estes eventos não aconteçam. A gente tem que conversar sobre o Natal virtual e reencontro com amigos de forma virtual. Reunir famílias, seja no Natal ou como fazem agora nos EUA o Dia de Ações de Graças, é claramente um evento que vão fazer com que as pessoas se contaminem. Seja porque elas estão ali dentro juntas num ambiente fechado, seja como muitos vão se deslocar de carro ou avião”, declarou Fábio Vilas-Boas.

Vilas-Boas ressaltou ainda que não acredita que a vacina contra Covid-19 estará disponível antes do primeiro trimestre de 2021 no Brasil.

* Com informações do Agora Sudoeste

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas