24.3 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Pesquisador da Uesb está entre cientistas mais influentes do mundo

9,092FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever

Últimas Notícias

Mais Lidas

Advertisement

Estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicado pelo jornal Plos Biology, destacou os quase 100 mil pesquisadores mais influentes no mundo. Considerado de alta credibilidade e excelência científica, o banco de dados atualizado de cientistas destacou 600 brasileiros, dentre eles, o professor da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb), Marcos Bezerra. Participar da lista representa que o docente é um dos mais influentes do mundo no ano de 2019.

O professor Marcos Bezerra é lotado no Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química e do Programa de Pós-Gradução em Genética, Biodiversidade e Conservação, no campus de Jequié. Com larga experiência em pesquisas e orientações de discentes, ele possui 100 artigos publicados, a maior parte deles nos Qualis A e B da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Realmente, eu não esperava aparecer nesse ranking. Há tantos excelentes pesquisadores em nosso país e fora dele, trabalhando nas fronteiras da ciência e com uma produção de excelente qualidade, que me senti imensamente honrado”, contou o professor.

Para ele, o que o levou ao ranking, provavelmente, foi a qualidade e o alcance da produção científica do grupo de pesquisa do qual participa. Além disso, lembrou da produção de livros, capítulos de livros e comunicações em congressos sobre temas que têm despertado bastante interesse na comunidade científica em geral, não apenas na área da Química. “Esse interesse é notado pela expressiva citação dos nossos trabalhos no Brasil e no exterior. Um artigo de revisão nosso em parceria com a Universidade Federal Fluminense, por exemplo, atingiu a marca de 2.800 citações até o momento. Esse trabalho foi publicado no conceituado periódico Talanta (Elsevier) e tem, juntamente com outros, contribuído para aumentar os índices que permitem a avaliação da qualidade de nossa produção”, destaca o pesquisador.

Pesquisas – O professor Marcos participa ativamente do grupo de pesquisa da Uesb, Laboratório de Química Analítica, e é membro do Grupo de Pesquisa em Química e Quimiometria. “O PGQUI está orgulhoso em ter no seu quadro um brilhante e dedicado docente ganhando destaque internacional”, comemorou o professor Jeferson Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Química da Uesb.

“Essa referência é extremamente importante para o Programa de Química”, ele continua, “pois demonstra que os estudos desenvolvidos com seus discentes e colaboradores têm sido bastante consultados e citados no meio científico”. Além disso, ele lembra que o ranking mostra que os estudos do professor Marcos Bezerra representam “confiabilidade e qualidade e, portanto, conseguem atrair a atenção de diversos pesquisadores pelo mundo. O reconhecimento faz desses estudos uma vitrine para divulgar o nosso Programa e a nossa Instituição”, completou.

- Advertisement -

Os pesquisadores mais influentes do mundo – Intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” (“Bases de dados de autores atualizado em toda a ciência de indicadores de citação padronizados”, em português), a pesquisa foi realizada por Kevin W. Boyack e Jeroen Baas, e liderada por John Ioannidis. O trabalho teve como fundamentação as citações da Scopus, maior base de dados de resumos e citações de literatura revisada por pares, com ferramentas bibliométricas para acompanhar, analisar e visualizar a pesquisa.

Para o jornal Plos Biology, os pesquisadores da Universidade de Standford explicaram que foram fornecidas análises atualizadas, que usam citações de Scopus com congelamento de dados, a partir de 6 de maio deste ano. A partir disso, cientistas foram avaliados sobre o impacto das suas citações, ao longo da carreira até o final de 2019 (Tabela-S6-career-2019) e durante o ano de 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019). A publicação em inglês, mas com opção de tradução para Língua Portuguesa.

* Via Uesb

Bahia Pesquisador da Uesb está entre cientistas mais influentes do mundo

Deixe uma resposta

Relacionadas