32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Guanambi, Vitória da Conquista e Brumado estão entre os municípios contemplados com o Selo Unicef

Mais Lidas

Guanambi, Vitória da Conquista e Brumado estão entre os 431 municípios brasileiros contemplados com o Selo Unicef (Edição 2017-2020). A divulgação dos nomes dos ganhadores foi realizada na manhã desta terça-feira (8), por meio de uma live promovida pelo Unicef Brasil.

Na região de Guanambi, outros municípios como Urandi e Riacho de Santana também receberam a certificação. Esta edição contou com a participação de 1.924 municípios localizados em 18 diferentes estados. Foram 249 baianos, sendo apenas 26 certificados.

Entre os municípios maiores, só Conquista e Barreiras conseguiram o selo na Bahia. As cidades certificadas apresentaram avanços superiores as demais em suas regiões, nos indicadores das áreas de saúde, educação e assistência social.

O Selo é um reconhecimento internacional e tem como objetivo o fortalecimento de políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes que vivem nas regiões da Amazônia e do Semiárido. Entre os indicadores para a aprovação estão a redução de abandono escolar, de gravidez na adolescência e de óbitos infantis.

Também são avaliados dados como registro civil de nascimento de crianças, de crianças contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de mulheres em idade fértil investigadas.

Ações que garantiram o selo para Guanambi

De acordo com o site Agência Mais Mídia, algumas ações entre os anos de 2017/2020 garantiram a conquista para Guanambi. Na educação foi implementada a estratégia Busca Ativa Escolar – proposta pelo Unicef, na saúde foram realizados investimentos na atenção básica, em especial no atendimento pré-natal e primeiros meses de vida, na vacinação e na prevenção de doenças.

No âmbito da assistência social, os órgão públicos firmaram o compromisso em fortalecer a rede de proteção, o que envolveu melhorias no atendimento às famílias e desenvolvimento de estratégias específicas para alcançar meninas e meninos expostos a diferentes formas de violência, além da formação para conselheiros tutelares e busca ativa de crianças sem registro de nascimento.

Ainda conforme o respectivo site, outro ponto de destaque em Guanambi foi a criação do NUCAs (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) formado por 16 adolescentes (no mínimo). Esses grupos participaram ativamente das discussões e decisões de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município.

Em maio de 2019, a Prefeitura Municipal de Guanambi participou do 4º ciclo de capacitação do Selo Unicef em Vitória da Conquista.

Ações que garantiram o selo para Vitória da Conquista

Para Michael Farias, secretário de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, essa certificação materializou o compromisso em pautar a infância e a adolescência na agenda prioritária do Governo. “É o reconhecimento pelos positivos avanços das políticas sociais do município, que fazem com que crianças, adolescentes e suas famílias sejam protegidos socialmente e tenham acesso pleno ao seus direitos fundamentais”, destacou.

Segundo a articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista, Camilla Fischer, o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo. “São quatro anos trabalhando de forma intersetorial realizando ações e avançando nos indicadores”, pontuou.

Além do selo, Vitória da Conquista também recebeu o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Foram 2.346 gestores concorrendo e nove prefeitos premiados em todo o Estado.

Confira a lista completa dos municípios comtemplados na Bahia:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas