34.8 C
Guanambi
26.7 C
Vitória da Conquista

Baralho do crime da Bahia ganha mais quatro cartas

Mais Lidas

Mais quatro foragidos da justiça foram integrados ao Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta quarta-feira (8). Os naipes de ‘Espadas’ e ‘Ouros’ passaram por atualizações. Com os quatro novos procurados pela Justiça inseridos, a polícia baiana alcançou a marca de 35 substituições no ano de 2020.

Marcio dos Passos de Jesus, o ‘Galinha Preta’, atuante em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador, é o novo representante da carta ‘Ás de Espadas’. Galinha Preta, além de fazer parte de uma facção criminosa, é procurado pelo crime de homicídio.

Da região de Mussurunga, em Salvador, Patric Ribeiro Tupinambá, passa a ocupar a vaga de ‘Cinco de Ouros’. Ele tem mandado de prisão pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Também atuante na capital baiana, no bairro de São Cristóvão, o homicida Márcio Mendes do Nascimento assume o naipe ‘Quatro de Ouros’.

Ivan Gomes Pires, procurado por tráfico de drogas, foi adicionado no Baralho como o ‘Dois de Ouros’. O foragido atua na cidade de Canudos, distante 405 quilômetros de Salvador.

Ao reconhecer esses ou outros integrantes do Baralho, o cidadão pode entrar em contato com o Disque Denúncia da SSP, por meio dos telefones 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior do estado) ou através do link ‘Denuncie Aqui’ encontrado no site: disquedenuncia.com.

Veja os detalhes das novas cartas do Baralho do Crime da Bahia

Disque Denúncia

O Disque Denúncia Bahia é uma ferramenta da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), fundada em 2005 e implementada na capital baiana com apoio da Organização Não-Governamental (ONG) MOVRio, baseado no serviço implementado em 1995 no estado do Rio de Janeiro.

Através da sua central telefônica, a ferramenta recebe dos cidadãos denúncias de crimes e contravenções e as encaminha aos órgãos policiais responsáveis pela investigação. Hoje o serviço está presente em quase todos os estados, alguns ligados ao Governo, outros como ONG’s.

Ao longo dos anos o órgão construiu um rico banco de dados com registros dos praticantes dos mais diversos atos ilícitos em toda a Bahia. Informações estas que diariamente auxiliam na resolução das investigações policiais.

Tal qual as exigências do Disque Denúncia (RJ), que se baseia no modelo do ‘Crime Stoppers’, programa comunitário norte-americano que fornece informações anônimas às autoridades policiais sobre atividades ilícitas, o Disque Denúncia Bahia preza pelo anonimato do denunciante, ou seja, em nenhum momento da ligação ele necessita se identificar e todas as informações passadas pelo mesmo se tornam sigilosas assim que os atendentes as recebem.

Ao longo dos anos o órgão foi responsável por desenvolver serviços que melhor atendam as demandas da segurança pública como a divulgação dos desaparecidos, o ‘Baralho do Crime’ e a sua mais recente plataforma ‘Denuncie Aqui’, na qual permite que o cidadão registre a sua denúncia online, de forma anônima e segura.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas