25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Polêmicas contemporâneas em casa: estudantes avaliam semestre suplementar da UFBA

Mais Lidas

Segundo dados disponibilizados no portal do Ministério da Educação, as 69 universidades federais estão funcionando com ensino remoto e educação à distância para evitar a disseminação do novo coronavírus. Em algumas instituições, pesquisas sobre acesso a internet, notebook, celular e a atual situação dos estudantes diante a pandemia foram feitas para dar início ao ensino à distância com equidade, como na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Para Carlos Freitas, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pelo menos duas avaliações podem ser feitas em relação ao semestre suplementar da instituição: “a primeira é que o semestre poderia ter sido bem melhor planejado pela administração central da UFBA, o que evitaria tantos problemas e desgastes ao longo do semestre, como aconteceu”. Na segunda, o professor destaca o empenho da comunidade acadêmica para superar os desafios impostos pelo contexto “Mesmo em um semestre tão confuso, a comunidade acadêmica mostrou uma força extraordinária, um grande esforço de superação por parte dos técnicos, professores e estudantes para aproveitar alguma coisa desse período”.

Mais de 28 mil estudantes participaram do semestre suplementar letivo da UFBA. A disciplina Polêmicas Contemporâneas em Casa obteve mais de 1600 matriculados, da graduação e da pós-graduação. Para Wesley Donato, discente do curso de Direito da instituição, mesmo com os desafios impostos pela pandemia , a disciplina conseguiu atender os alunos interessados, além de garantir uma boa adaptabilidade conforme a realidade de cada um. “Entendo que Polêmicas Contemporâneas superou todas as expectativas, uma vez que não só agregou mais que o dobro de alunos, em comparação ao semestre anterior, ampliando o alcance dos debates”.

Polêmicas funcionou também como curso de extensão, contando com mais de 140 extensionistas inscritos. Para Aline Nunes, estudante do curso de Direito na Unifacs, foi possível conhecer mais de perto sobre debates contemporâneos. “Confesso que superou minhas expectativas. Com conteúdos embasados e coerentes, além de pessoas preparadas para debatê-los e expor pontos de vistas de ângulos diferentes. O curso abre a possibilidade para construção de um senso crítico próprio”.

Polêmicas contou com mais de 11 temas de grande relevância para sociedade, com a participação de diversos convidados. Para Maria Helena Bonilla, professora da disciplina juntamente com Nelson Pretto, Polêmicas Contemporâneas encerra esse semestre remoto com a missão cumprida: “contamos com a participação de convidados externos, espertos nas temáticas específicas, e que muito nos auxiliaram a compreender a complexidade desses temas, a refletir, a fazer a crítica e nos posicionarmos enquanto sujeitos sociais frente os desafios que estão postos a todos nós hoje”.

Polêmicas Contemporâneas em casa, uma disciplina-evento oferecida pelo Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, discutirá na próxima segunda-feira (14) o seu último debate deste semestre, “Avaliação do semestre suplementar”, e contará com a participação de Climaco Dias, professor do Instituto de Geociências da Ufba, da Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico de Medicina da Ufba, Giovanna Harzer, do professor da Faculdade de Direito da Ufba, Carlos Freitas, da estudante de pedagogia da Ufba, Napê de Jesus, da professora da Faculdade de Educação da Ufba, Cristina D´Ávila, Luiz Felipe Monteiro, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE/UFBA), do coordenador de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (ASSUFBA), Antônio Bonfim e de Carol Birrer, doutoranda em ecologia.

A transmissão é aberta e livre e pode ser acompanhada no Canal Polêmicas Contemporâneas em http://www.polemicas.faced.ufba.br/

Yasmin Santos, projeto Sê Livre/UFBA, estudante de Comunicação da FACOM/UFBA.

*Este texto faz parte do projeto “Polêmicas contemporâneas em casa”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A Agência Sertão atua como veículo parceiro na divulgação dos conteúdos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas