24.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Acompanhe a solenidade de posse do prefeito de Vitória da Conquista

Mais Lidas

Toma posse para seu segundo mandato nesta sexta-feira (8), direto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, o reeleito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão (MDB). A cerimônia está com presença de vereadores no plenário da Câmara Municipal. o prefeito deve participar por videoconferência.

A transmissão da solenidade de posse do posse do prefeito de Vitória da Conquista será realizada no canal do Facebook e da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

O requerimento de solicitação de posse teve o voto de 19 vereadores. O vereador Chico Estrela (PTC) votou contra a posse e o vereador Valdemir Dias (PT) enviou ofício justificando sua ausência.

Após a votação, deu-se início à solenidade de posse, o prefeito apareceu por vídeo direto do sei leito hospitalar. Mesmo usando um cateter para auxiliar a respiração, o Herzem conseguiu repetir o juramento, reproduzido pelo presidente Luiz Carlos (MDB) e ainda fez um curto discurso.

Reprodução | Facebook

“Agradecer a Deus e ao povo de Vitória da Conquista por este mandato, que nós vamos honrar. Agradecer à Câmara, cumprimentar o presidente saudar os vereadores que retornaram, saldar os novos, os estreantes, sejam todos bem-vindos e que Deus possa abençoar todos vocês., salvar a vice-prefeita em exercício Sheila Lemos”, disse.

O pedido para seja realizada a posse partiu do prefeito, por meio de seus representantes, protocolado junto à Câmara na última quarta-feira (6). A presidência da casa atendeu ao pedido e marcou a solenidade para as 14h30 desta sexta-feira, por meio de um edital convocando os vereadores para sessão extraordinária.

No dia 1º, apenas a vice-prefeito Sheila Lemos (DEM) e os vereadores eleitos foram empossados. Ela recebeu o cargo da sua mãe, a ex-vice-prefeita Irma Lemos (DEM), e está como prefeita em exercício pelo prazo de 10 dias.

Sem poder se comunicar verbalmente por conta do cateter instalado para auxiliar na sua respiração, Herzem deve se comunicar por meio de gestos e sinais. O Sírio Libanês divulgou boletim médico nesta quinta-feira (7), informando que o prefeito continua na UTI para otimização da assistência ventilatória e apresenta um quadro clínico estável. O boletim informa ainda que não há previsão de alta médica.

Desde o dia 1º, quando houve a transferência para a UTI, as informações sobre o estado de saúde de Herzem vinham sendo divulgadas pelo seu filho, o médico Danilo Gusmão. Ele divulgou um novo áudio nas redes sociais do prefeito nesta quinta-feira (6), onde afirmou que o prefeito se recupera bem e está na expectativa para a posse, na próxima sexta-feira (8), no último domingo (3), Danilo já havia transmitido informações sobre o pai. “Ontem o prefeito foi submetido a uma tomografia que demonstrou que houve redução do processo inflamatório pulmonar. Além disso, ele teve melhora dos parâmetros respiratórios, continua na UTI usando um cateter nasal de auto fluxo, mas a equipe já inclusive fez redução na oferta de oxigênio por ter considerado que houve melhora no quadro”, disse.

O prefeito de Vitória da Conquista foi diagnosticado com a Covid-19 no dia 7 de dezembro e está hospitalizado desde o dia 18, quando se licenciou do cargo após apresentar uma lesão pulmonar. No dia 26 de dezembro ele foi transferido do Hospital Samur para o Sírio Libanês em São Paulo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas