30.7 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Medidas contra a Covid-19 continuam impedindo que Lar dos Velhinhos receba novos internos

Mais Lidas

A Associação Benemérita de Caridade (Lar dos Velhinhos) de Guanambi não está recebendo novos internos, desde o início da pandemia do coronavírus, a partir do dia 16 de março. A determinação foi recomendada pelo Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça do município.

Na recomendação, o MP pediu que o abrigo acionasse o Comitê Municipal da Covid-19 para avaliar o risco Epidemiológico, e desde que liberado pelo comitê o abrigo poderá receber novos internos.

De acordo com o coordenador do Lar, Carlos Caroba, os documentos exigidos foram enviados ao comitê, no entanto, até o momento o órgão não autorizou, formalmente, a retomada de inclusão de novos idosos no abrigo. “Solicitamos a eles, fizemos reunião, eles solicitaram documentos e informações, nós enviamos, mas ainda não tivemos retorno”, explica.

Um ofício foi enviado para a Secretaria de Saúde de Guanambi, da gestão anterior, no dia 9 de novembro de 2020. confira: Ofício nº 097/2020.

Tendo em vista o respectivo cenário, alguns guanambienses entraram em contato com a reportagem da Agência Sertão, informando as dificuldades que estão enfrentando para conseguir vagas no abrigo.

Segundo o coordenador, mais de seis famílias já entraram em contato com o abrigo necessitando do apoio da instituição para acolher seus entes queridos. “Já temos um local de isolamento. Os testes seriam realizados pela prefeitura. Pode ter certeza que estamos fazendo o nosso melhor no sentido de poder cuidar de quem precisa”, afirma.

Ainda conforme o coordenador, atualmente, o abrigo possui 55 vagas no total, sendo que 46 já estão ocupadas. Ou seja, ainda restam nove vagas disponíveis para novos internos.

No entanto, conforme o Art. 8º, inciso III do regimento interno do abrigo – todo Processo Institucional de Acolhimento deve ter início no órgão público municipal competente para receber demandas de denúncias e/ou solicitações de casos de vulnerabilidade social e/ou risco social e/ou pessoal das pessoas idosas, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

À Agência Sertão, o ex-secretário de saúde, Manoel Paulo, informou que o plano foi aprovado pelo comitê e que o órgão já enviou a versão eletrônica e vai enviar a autorização assinada.

A aprovação irá permitir que o abrigo possa novamente receber internos, seguindo os protocolos descritos no plano do comitê.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas