32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Da música aos esportes, confira as personalidades baianas que mais se destacaram em 2020

Mais Lidas

2020 foi um ano bastante atípico para o mundo das artes, cultura e esportes por conta da pandemia. Apesar disso, é possível identificar destaques nascidos na Bahia em algumas dessas áreas, nomes que tiveram um ano bastante positivo em termos de trabalhos realizados e conquistas individuais.

Listamos abaixo alguns desses artistas e esportistas que têm tudo para continuarem brilhando em 2021. Confira abaixo:

Música

O ano de 2020 foi de algumas boas revelações na música baiana. Um dos grandes destaques foi a banda Os Barões da Pisadinha. Apesar de ter sido originada em 2015 nas cidades de Heliópolis e Ribeira do Amparo, o conjunto de forró formado por Rodrigo Barão e Felipe Barão estourou em 2020, ficando entre os mais ouvidos do Spotify com o hit “Ta Rocheda”, que teve 53 milhões de streams.

Outra revelação do ano foi o cantor Tierry. Apesar de ser bastante conhecido com compositor para nomes como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Gusttavo Lima, Tierry se afirmou na carreira solo no arrocha no ano passado, emplacando sucessos como “Rita”, “Cracudo” e “HB20”.

2020 também foi um bom ano para nomes consagrados da música baiana, apesar do pouquíssimo contato com público. A cantora Ivete Sangalo lançou músicas ao lado de nomes como Ludmilla, Vitão, Jão, Gabriel O Pensador, Emicida, Pablo Vittar e Whindersson e teve um ano bastante movimentado. Já Caetano Veloso gravou música em parceria com o filho, Tom.

Por fim, destaque para a dobradinha de Gilberto Gil e BaianaSystem. Após show realizado em 2019, eles lançaram o álbum conjunto “Gil Baiana, ao vivo!” no ano passado, com sete músicas

Cinema e TV

Wagner Moura emplacou mais um sucesso em 2020. Foto: Reprodução/Netflix

2020 foi mais um ano de sucesso para o ator Wagner Moura. Seu grande papel foi interpretar o diplomata Sergio Vieira de Melo (morto no Iraque em 2003) no filme “Sergio”, da Netflix, dirigido por Greg Baker. A atuação lhe rendeu o prêmio de melhor ator de cinema do Imagen Foudantion Awards.

Lázaro Ramos também esteve nas telonas com o longa “D.P.A 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”, interpretando o Mago Elergun. Ele também se destacou na TV ao estrelar a série Amor e Sorte, da Rede Globo, sendo inclusive indicado para alguns prêmios de melhor ator.

Entre as atrizes, destaque para Luciana Souza, mais conhecida por seus papéis nos longas “Bacurau” e “Ó pai ó”. Ela esteve no curta “Inabitável”, dirigido pelos pernambucanos Matheus Farias & Enock Carvalho, que representará o Brasil na Mostra Competitiva do Festival de Sundance, maior evento de cinema independente dos Estados Unidos, no final de janeiro.

Esportes

Amanda Nunes se consolidou como maior lutadora do UFC. Foto: Divulgação/UFC

O grande nome do esporte baiano em 2020, mais uma vez, vem do MMA. Trata-se de Amanda Nunes, campeã peso-galo e peso-pena do UFC. No ano passado, a lutadora de Pojuca derrotou a canadense Felicia Spencer e fez história ao se tornar a primeira competidora (entre homens e mulheres) a defender o título em duas categorias diferentes de peso. De quebra, estendeu sua sequência de vitórias na organização para 11.

No futebol, destaque para Dani Alves, capitão do São Paulo, que terminou o ano como líder do Brasileirão com grandes atuações do meia. O jogador se mostrou fundamental no esquema do técnico Fernando Diniz e é uma das referências ao elenco, que é muito jovem. Outro atleta que fez um grande 2020 foi Keno, contratado para ser a grande estrela do Atlético/MG. Ele marcou 10 gols no Brasileirão.

Também teve destaque baiano em um esporte da mente: o poker. Nascido na pequena cidade de Ibirataia, Pablo Brito foi um dos grandes nomes do poker nacional em 2020, conquistando diversos títulos de peso como o partypoker MILLIONS South America (ganhando US$ 1 milhão) e Irish Poker Open, se consolidando como um dos maiores craques da modalidade no Brasil e na América Latina. Ele encerrou o ano em alta como vice-campeão do The High Roller Big Game, um dos mais tradicionais torneios online na vertente high roller, ou seja, altos valores de entrada e prêmios.

Literatura

Natural de Salvador, Itamar Vieira Júnior ganhou o Jabuti em 2020. Foto: Divulgação/Wikimedia

A literatura baiana, de Jorge Amado e tantos outros grandes nomes, foi agraciado com um Prêmio Jabuti em 2020. O escritor Itamar Vieira Júnior venceu a 62ª edição da mais tradicional premiação da literatura nacional na categoria Romance Literário com o livro “Torto Arado”, sua principal obra, que foi lançada em 2019. Para ficar com o Jabuti, Itamar superou, entre outros, Chico Buarque de Holanda.

Outros dois autores brasileiros ficaram entre os finalistas do Jabuti no ano passado. São eles o historiador João José Reis, com o livro “Ganhadores: a Greve Negra de 1857 na Bahia” (categoria Ciências Humanas) e o físico Alan Alves Brito (que é de Vitória da Conquista) em parceria com Neusa Teresinha Massoni, com o livro “Astrofísica para a Educação Básica: a Origem dos Elementos Químicos no Universo” (categoria “Ciências”).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas