31.3 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Idosos e funcionários do Lar dos Velhinhos já foram vacinados em Guanambi

Mais Lidas

A Associação Benemérita de Caridade (Lar dos Velhinhos) recebeu a visita de duas equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde que aplicaram 82 doses em idosos e funcionários da Instituição. A ação ocorreu na tarde desta terça-feira (19).

Do total de aplicações na instituição, 37 funcionários e 45 idosos receberam a primeira dose do imunizante. De acordo com a coordenação do abrigo, apenas um idoso não foi vacinado por recomendação médica.

O primeiro Idoso a ser vacinado foi o Sr. Manoel Rodrigues, de 75 anos, residente na instituição há 5 anos. Estiveram presentes o Pe. João, presidente e interventor do Lar dos Velhinhos e a Secretária Municipal de Saúde, Roberta Mota.

Segundo a coordenação do abrigo, é importante lembrar que, apesar da aplicação da 1ª dose, as restrições permanecem em vigor. As medidas de prevenção só deverão ser alteradas quando todos os idosos estiverem completamente imunizados e haver maior segurança para idosos, funcionários e familiares.

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Guanambi, foi uma técnica de enfermagem, na manhã desta terça-feira (19). Catiane França, de 33 anos, recebeu a imunização por volta das 9h15 no gabinete municipal, no Centro Administrativo.

No primeiro dia da campanha em Guanambi, foram aplicadas 125 doses da vacina, sendo que 43 doses foram aplicadas em trabalhadores da linha de frente do Pronto atendimento (PA) Covid-19, destes, dois vacinadores também foram imunizadas.

Por conta do número limitado de vacinas, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vai priorizar neste momento a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

As primeiras doses da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, destinadas ao município, chegaram por volta das 5h44 desta terça-feira (19). Um avião da Abaeté fretado pelo Governo do Estado trouxe as primeiras vacinas contra a Covid-19 para a região de Guanambi. A aeronave saiu do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), em Salvador e descarregou a primeira remessa em Vitória da Conquista, seguiu para Guanambi e depois para Macaúbas.

Duas caixas com cerca de 5 mil doses foram entregues em Guanambi. Uma das caixas seguiu para Caetité, para distribuição nos municípios mais próximos e a outra caixa com a metade das doses foi para a unidade do Núcleo Regional de Saúde (NRS) para distribuição em 11 outros municípios. Duas viaturas do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi e uma da 94ª CIPM de Caetité fizeram a escolta das vacinas.

Segundo técnicos do NRS, a distribuição para os municípios ocorrerá ainda pela manhã. Guanambi recebeu aproximadamente 1.300 doses, mais ou menos a metade do que ficou.

Metade das 376.600 doses recebidas pela Bahia vai permanecer armazenada em Salvador, e será distribuída em até um mês, quando irá ocorrer a aplicação da segunda dose.

Em Guanambi serão necessárias 14.478 doses para imunizar os 7.239 habitantes inseridos no grupo prioritário para a primeira fase. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 3.581 trabalhadores de saúde, 3.612 idosos maiores de 75 anos e 46 internos em instituição de longa permanência serão os primeiros a serem vacinados. Assim como determinou a Sesab, serão vacinados primeiros os profissionais da linha de frente e os idosos residentes no Lar dos Velhinhos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas