16.8 C
Guanambi
13.9 C
Vitória da Conquista

Técnica de enfermagem da linha de frente foi a primeira vacinada contra a Covid-19 em Guanambi

- Advertisement -

Últimas Notícias

- Advertisement -
- Advertisement -

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Guanambi, foi uma técnica de enfermagem, na manhã desta terça-feira (19). Catiane França, de 33 anos, recebeu a imunização por volta das 9h15 no gabinete municipal, no Centro Administrativo.

A vacina foi aplicada pela técnica de enfermagem, Elizete Paixão, que trabalha na atenção básica do município, no PSF do bairro Lagoinha.

Catiane França trabalha na linha de frente no Pronto Atendimento (PA) Covid-19, no Centro de Guanambi. Ela explica que foi muito satisfatório ser a primeira a receber a vacina na cidade e uma das primeiras na região sudoeste. Segundo ela, esse é o ponto de partida para o controle da doença na região. “A minha preocupação sempre foi com os nossos familiares, na hora de voltar para casa”, pontua.

O Prefeito Nilo Coelho, vice-prefeito e secretários municipais participaram do ato no gabinete municipal.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom), a vacinação seguirá normalmente no Pronto Atendimento (PA) Covid-19. Por conta do número limitado de vacinas, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vai priorizar neste momento a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

Continua depois da publicidade

As primeiras doses da vacina, destinadas ao município, chegaram por volta das 5h44 desta terça-feira (19). Um avião da Abaeté fretado pelo Governo do Estado trouxe as primeiras vacinas contra a Covid-19 para a região de Guanambi. A aeronave saiu do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), em Salvador e descarregou a primeira remessa em Vitória da Conquista, seguiu para Guanambi e depois para Macaúbas.

Duas caixas com cerca de 5 mil doses foram entregues em Guanambi. Uma das caixas seguiu para Caetité, para distribuição nos municípios mais próximos e a outra caixa com a metade das doses foi para a unidade do Núcleo Regional de Saúde (NRS) para distribuição em 11 outros municípios. Duas viaturas do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi e uma da 94ª CIPM de Caetité fizeram a escolta das vacinas.

Segundo técnicos do NRS, a distribuição para os municípios ocorrerá ainda pela manhã. Guanambi recebeu aproximadamente 1.300 doses, mais ou menos a metade do que ficou.

Metade das 376.600 doses recebidas pela Bahia vai permanecer armazenada em Salvador, e será distribuída em até um mês, quando irá ocorrer a aplicação da segunda dose.

Em Guanambi serão necessárias 14.478 doses para imunizar os 7.239 habitantes inseridos no grupo prioritário para a primeira fase. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 3.581 trabalhadores de saúde, 3.612 idosos maiores de 75 anos e 46 internos em instituição de longa permanência serão os primeiros a serem vacinados. Assim como determinou a Sesab, serão vacinados primeiros os profissionais da linha de frente e os idosos residentes no Lar dos Velhinhos.

- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -