31.2 C
Guanambi
27.7 C
Vitória da Conquista

Temperaturas devem permanecer amenas em Guanambi nos próximos dias

9,151FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever
Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Não deve fazer calor excessivo durante as tardes em Guanambi nos próximos dias e as temperaturas nas madrugadas permanecerão amenas até o fim do mês, de acordo com os prognósticos dos modelos meteorológicos dos institutos de previsão do tempo.

Além disso, ainda pode voltar a chover nos últimos dias de janeiro e início de fevereiro. No entanto, os volumes esperados são pouco significativos, mas podem ocorrer temporais em algumas localidades.

A mudança no tempo ocorreu na última sexta-feira (15), justamente após um vendaval, com ventos de quase 70 Km/h registrados na cidade. Em algumas regiões do município e entorno chegou a chover, mas a sede ficou apenas com a mudança no padrão de temperaturas. A última precipitação considerável foi na última terça-feira (12), quase 50 mm foram registrados no início daquela manhã.

Desde então o calor vem diminuindo gradativamente, as máximas que estavam em torno dos 35ºC, como registrado na semana anterior, estão agora na faixa dos 33ºC. Já as mínimas chegaram próximo de 20ºC, com sensação térmica de até 16ºC em função dos ventos constantes.

- Advertisement -

As condições de certa forma atípicas em pleno verão são consequências de dois fenômenos meteorológicos que estão organizando o tempo na região nordeste do país, em especial na Bahia, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS).

Núcleo do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis está próximo à Costa do Nordeste
Centro da Alta Subtropical do Atlântico Sul está próximo ao litoral do Sudeste

O vórtice ciclônico de altos níveis é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície. Dessa forma, o VCAN funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro.

A posição atual do VCAN está favorecendo à diminuição da nebulosidade na Bahia enquanto a atuação da ASAS favorece o deslocamento para a região dos ventos alísios de sudeste, mais secos e consequentemente mais frios.

As previsões de momento apontam ainda que deve chover abaixo da média durante o mês de fevereiro e que o déficit pode ser compensado março, com chuvas mais expressivas e acima da média considerada normal para a época.

Destaques Temperaturas devem permanecer amenas em Guanambi nos próximos dias

Deixe uma resposta

Relacionadas