A taxa de ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicadas ao tratamento da Covid-19 voltou a subir em Vitória da Conquista. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 91% dos leitos disponibilizados estão ocupados. Das 70 vagas, 64 estão ocupadas, sendo que 31 pacientes estão sob ventilação mecânica.
As seis vagas disponíveis deverão servir para atender a demanda dos 74 municípios da Região Sudoeste de Saúde, com população de 1,8 milhão de habitantes. Com a lotação eminente, pacientes destes municípios que estão em estado grave começam a ser transferidos para outras regiões, transporte que muitas vezes precisa ser feito por UTI aérea devido ao estado delicada de alguns pacientes.
No Hospital São Vicente de Paulo não há vagas, todos os 10 leitos destinados a pacientes do SUS estão ocupados. Já Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), 38 dos 40 leitos estão com pacientes no momento (95%). No Hospital de Clinica de Conquista (HCC), 16 dos 20 leitos estão ocupados (80%).
A taxa de ocupação dos leitos clínicos está em 46%. São 78 vagas disponíveis e 36 ocupadas no momento. A taxa geral de ocupação de UTI no estado está em 76%. Além da Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus estão com ocupação na casa dos 90%.
A última vez que a taxa de ocupação de UTI’s esteve tão alta foi em 10 de dezembro, quando chegou a 93%. No entanto, à época só estavam disponibilizados 60 leitos, dez a menos do que o disponível atualmente.
Na madrugada desta terça-feira (19) chegaram as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Vitória da Conquista. Profissionais que atuam na linha de frente e em unidade de urgência e emergência, além dos idosos em instituições de longa permanência serão os primeiros a receber as vacinas.
Um dos pacientes de Vitória da Conquista em tratamento da Covid-19 é o prefeito Herzem Gusmão (MDB). Nesta segunda-feira (18) completou um mês de sua internação.
Boletim da Covid-19 em Vitória da Conquista
De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (18), atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, já foram contabilizados 16.254 casos confirmados da Covid-19 em Conquista. Desse total, 15.578 pessoas já se recuperaram e 428 pacientes sintomáticos seguem em recuperação – 53 deles estão internados em Vitória da Conquista, quatro estão internados em outros municípios e 371 em tratamento domiciliar.
Outros 4.281 casos notificados com suspeita de infecção pela Covid-19 aguardam por classificação final, dos quais: 4.233 esperam pela investigação laboratorial e 48 pelo resultado do exame RT-PCR das amostras encaminhadas para análise no Lacen Estadual.
Ainda nesta segunda (18), a Secretaria de Saúde confirmou os falecimentos de dois pacientes por complicações em decorrência da Covid-19.
247º óbito – Mulher de 81 anos, moradora do bairro Alegria, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Hipertensão e sequela de AVC. Estava internada desde o dia 1º de janeiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu em 18 de janeiro.
248º óbito – Mulher de 68 anos, moradora do bairro Patagônia, portadora de Doença respiratória crônica. Foi internada no dia 7 de janeiro e evoluiu para óbito em 11 de janeiro.