30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Ocupação de leitos de UTI da Covid-19 em Vitória da Conquista volta a ficar acima de 90%

Mais Lidas

A taxa de ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicadas ao tratamento da Covid-19 voltou a subir em Vitória da Conquista. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 91% dos leitos disponibilizados estão ocupados. Das 70 vagas, 64 estão ocupadas, sendo que 31 pacientes estão sob ventilação mecânica.

As seis vagas disponíveis deverão servir para atender a demanda dos 74 municípios da Região Sudoeste de Saúde, com população de 1,8 milhão de habitantes. Com a lotação eminente, pacientes destes municípios que estão em estado grave começam a ser transferidos para outras regiões, transporte que muitas vezes precisa ser feito por UTI aérea devido ao estado delicada de alguns pacientes.

Fonte: Sesab

No Hospital São Vicente de Paulo não há vagas, todos os 10 leitos destinados a pacientes do SUS estão ocupados. Já Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), 38 dos 40 leitos estão com pacientes no momento (95%). No Hospital de Clinica de Conquista (HCC), 16 dos 20 leitos estão ocupados (80%).

A taxa de ocupação dos leitos clínicos está em 46%. São 78 vagas disponíveis e 36 ocupadas no momento. A taxa geral de ocupação de UTI no estado está em 76%. Além da Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus estão com ocupação na casa dos 90%.

A última vez que a taxa de ocupação de UTI’s esteve tão alta foi em 10 de dezembro, quando chegou a 93%. No entanto, à época só estavam disponibilizados 60 leitos, dez a menos do que o disponível atualmente.

Na madrugada desta terça-feira (19) chegaram as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Vitória da Conquista. Profissionais que atuam na linha de frente e em unidade de urgência e emergência, além dos idosos em instituições de longa permanência serão os primeiros a receber as vacinas.

Um dos pacientes de Vitória da Conquista em tratamento da Covid-19 é o prefeito Herzem Gusmão (MDB). Nesta segunda-feira (18) completou um mês de sua internação.

Boletim da Covid-19 em Vitória da Conquista

De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (18), atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, já foram contabilizados 16.254 casos confirmados da Covid-19 em Conquista. Desse total, 15.578 pessoas já se recuperaram e 428 pacientes sintomáticos seguem em recuperação – 53 deles estão internados em Vitória da Conquista, quatro estão internados em outros municípios e 371 em tratamento domiciliar.

Outros 4.281 casos notificados com suspeita de infecção pela Covid-19 aguardam por classificação final, dos quais: 4.233 esperam pela investigação laboratorial e 48 pelo resultado do exame RT-PCR das amostras encaminhadas para análise no Lacen Estadual.

Ainda nesta segunda (18), a Secretaria de Saúde confirmou os falecimentos de dois pacientes por complicações em decorrência da Covid-19.

247º óbito – Mulher de 81 anos, moradora do bairro Alegria, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Hipertensão e sequela de AVC. Estava internada desde o dia 1º de janeiro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde faleceu em 18 de janeiro.

248º óbito – Mulher de 68 anos, moradora do bairro Patagônia, portadora de Doença respiratória crônica. Foi internada no dia 7 de janeiro e evoluiu para óbito em 11 de janeiro.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas