21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista planeja vacinar 4 mil profissionais de saúde até quinta-feira

Mais Lidas

Um avião da Abaeté, fretado pelo Governo do Estado, pousou em Vitória da Conquista nas primeiras horas desta terça-feira (19) trazendo a primeira remessa da vacina Coronav, imunizante contra a Covid-19. Além das doses destinadas aos municípios da Região, 4.040 unidades foram reservadas para aplicação em conquistenses. A expectativa é de que o trabalho seja concluído até quinta-feira (21).

Devido ao número ainda baixo de doses disponíveis no país, apenas profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do enfrentamento à doença estão sendo vacinados neste primeiro momento. A vacinação foi iniciada na tarde de hoje no Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia.

A primeira pessoa a chegar para ser vacinada em Vitória da Conquista foi a técnica em enfermagem Luzenasia Beiginho de Sousa, de  33 anos. Ela atua no Centro de Atenção Municipal Covid-19: “Foi uma emoção muito grande! A gente já vem com essa expectativa da chegada dessa vacina a um tempo para ver se ameniza os problemas causados pela Covid-19. Para nós da área de saúde é uma vitória, porque passamos por momentos muito difíceis desde o início da pandemia”, relata a técnica.

Também emociona, Jeanne Paula da Hora, 47 anos, vacinadora da Secretaria de Municipal de Saúde, foi a responsável por aplicar a primeira dose da vacina no braço da técnica: “O sentimento é de gratidão por ter 21 anos já trabalhando com vacinação na rede frio e poder fazer parte da história do nosso município com uma vacina tão importante para nossa proteção”, conta a vacinadora.

As equipes de vacinação foram organizadas em três tendas montadas dentro do Comando de Policiamento da Região Sudoeste para imunizar os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19 em Conquista.

Nesta fase, os profissionais receberão a primeira dose da vacina e será aplicado todo o quantitativo recebido do Governo do Estado. A segunda dose deverá ser aplicada com previsão de 28 dias, após a primeira, com uma nova reposição de vacinas que será enviada.

Para a prefeita em exercício, Sheila Lemos: “Hoje é um dia muito importante, um dia de esperança para todos nós! Estamos muito alegres com a chegada da vacina em nosso município e agora, aqui, já vacinando os profissionais de saúde. Assim que o Governo do Estado for enviando outros lotes com as doses, nós já estamos preparados para vacinar toda população de Conquista conforme preconiza o ministério da saúde com as fases de vacinação”, destacou.

A diretora de Vigilância em Saúde do município, Ana Maria Ferraz, explica que: “Já foi feito um levantamento dentro do município do quantitativo de profissionais a serem direcionados ao Comando de Policiamento, a partir das 14h, para vacinação. Nesse primeiro momento serão vacinados apenas aqueles que estão trabalhando à frente das alas Covid e a relação nominal dos profissionais já está definida, de acordo com o levantamento de cada instituição. Os outros trabalhadores de saúde vão ser devidamente contemplados, assim como os outros grupos prioritários da primeira fase, à medida que forem enviadas novas remessas de vacinas”.

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 no município está pronto, porém ele é dinâmico e está diretamente ligado ao número de doses da vacina enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB). Por isso, a a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, reforça:  “Pedimos que a população fique em casa, aguardando novos quantitativos de vacinas que chegarem ao nosso município e, a partir daí, iremos vacinar todos aqueles que já foram estabelecidos na primeira fase da campanha de vacinação”.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas