34.8 C
Guanambi
24.4 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista terá 42 postos de vacinação contra a Covid-19

Mais Lidas

Anúncio

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, todas as 42 salas de vacinas já se encontram estruturadas para o início da vacinação contra a Covid-19. Além disso, as equipes de saúde estão prontas para administrarem a vacina na população. No entanto, ainda não há um chamamento à população para comparecer aos locais de vacinação.

Segundo a pasta, a aplicação da primeira dose da vacina no município seguirá a ordem dos grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, e será dividida em três fases. Os grupos a serem vacinados na primeira fase serão: trabalhadores da saúde, população idosa acima de 75 anos ou acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas), além de indígenas/aldeados/povos e comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Veja também: Taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 91% em Vitória da Conquista

Devido ao baixo quantitativo de vacinas disponíveis no primeiro momento, profissionais que atuam na linha de frente ou em unidades de urgência e emergência, além de idosos em instituições de longa permanência serão os primeiros imunizados. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não informou quantas vacinas serão destinadas a cada município. Levando em conta a população de 341,1 mil habitantes, cerca de cinco mil doses devem ser disponibilizadas para Vitória da Conquista.

A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, o município está preparado para iniciar a vacinação. “O município adquiriu novos refrigeradores, todos os insumos e agora o que esperamos é que o Ministério da Saúde encaminhe as vacinas para o Governo do Estado, para que sejam encaminhadas para o nosso município. Assim que elas chegarem, já estaremos totalmente preparados para iniciar a vacinação em massa”, explica a secretária.

Todas as 42 salas de vacina das unidades de saúde da Atenção da Básica, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, irão funcionar em horário diferenciado para vacinação. Também serão montados pontos fixos, definidos estrategicamente para vacinação na modalidade drive thru. Além da vacinação em domicílio, que será feita por uma equipe de saúde treinada, para pacientes acamados.

 

 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas