35.4 C
Guanambi
30.8 C
Vitória da Conquista

Primeiro lote de vacinas chegou a Guanambi no início da manhã

Mais Lidas

Por volta das 5h44 desta terça-feira (19), um avião da Abaeté fretado pelo Governo do Estado trouxe as primeiras vacinas contra a Covid-19 para a região de Guanambi. A aeronave saiu do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), em Salvador e descarregou a primeira remessa em Vitória da Conquista, seguindo em seguida para Guanambi e depois para Macaúbas.

Duas caixas com cerca de 5 mil doses foram entregues em Guanambi. Uma das caixas seguiu para Caetité, para distribuição nos municípios mais próximos e a outra caixa com a metade das doses foi para até a unidade do Núcleo Regional de Saúde (NRS) para distribuição em 11 outros municípios. Duas viaturas do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi e uma da 94ª CIPM de Caetité fizeram a escolta das vacinas.

Segundo técnicos do NRS, a distribuição para os municípios ocorrerá ainda pela manhã. Guanambi deve ficar com aproximadamente 1.300 doses, mais ou menos a metade do que ficou.

Por conta do número limitado de vacinas, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vai priorizar neste momento a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas. Metade das 376.600 doses recebidas pela Bahia vai permanecer armazenada em Salvador, e será distribuída em até um mês, quando irá ocorrer a aplicação da segunda dose.

Em Guanambi serão necessárias 14.478 doses para imunizar os 7.239 habitantes inseridos no grupo prioritário para a primeira fase. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 3.581 trabalhadores de saúde, 3.612 idosos maiores de 75 anos e 46 internos em instituição de longa permanência serão os primeiros a serem vacinados. Assim como determinou a Sesab, serão vacinados primeiros os profissionais da linha de frente e os idosos residentes no Lar dos Velhinhos.

Caminho da Vacina

As vacinas saíram no domingo (17) da sede do Instituto Butantan, em São Paulo e foram transportadas para um galpão de armazenamento do Ministério da Saúde em Guarulhos. De lá elas foram enviadas durante o dia para os 25 estados e o Distrito Federal. Das 6 milhões de doses, 1.349.200 ficaram para aplicação em São Paulo.

Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (18), o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas foi para a sede do Grupamento Aéreo aguardar a chegada das vacinas para coordenar a vacinação para todo o Estado.

Por volta das 16h ele voltou a publicar informações sobre a chegada da vacina a Bahia informando que foi informado pela terceira vez sobre a alteração no horário de entrega da remessa destinadas a imunizar os baianos. Ele confirmou que o despacho para o interior seguiria pela madrugada.

Finalmente, às 22h20, o avião da Azul pousou no Aeroporto Internacional de Salvador e as vacinas foram encaminhadas para o Graer. O governador Rui Costa (PT) usou as redes sociais para demonstrar sua satisfação com a chegada da vacina no dia de seu aniversário de 58 anos.

Após as vacinas serem acondicionadas e separadas, as doses começaram a ser distribuídas para o interior do estado. O primeiro lote saiu no avião que realiza as viagens do governador, com destino a Eunápolis e Porto Seguro, no Sul-Baiano.

No decorrer da madrugada e início da manhã o trabalho continuou e nas primeiras horas do dia a primeira vacina foi aplicada em na Osid (Obras Sociais Irmã Dulce).

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas