33.4 C
Guanambi
25.7 C
Vitória da Conquista

Idosos e funcionários de abrigos estão recebendo vacinas em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista começou a vacinar todos os idosos acima de 60 anos que vivem nas instituições de longa permanência, como abrigos e asilos. A ação começou nesta sexta-feira (22) e se estendeu na manhã deste sábado (23). Os cuidadores que trabalham nestas instituições também estão sendo vacinados contra a Covid-19. Eles fazem parte de um dos grupos prioritários da 1ª fase da campanha de vacinação, conforme o Plano de Vacinação contra a Covid-19.

Serão vacinados em torno de 250 idosos e cuidadores de cinco Instituições de Longa Permanência de Idosos do município: Casa Maria Mãe dos Pobres, Abrigo Lar da Terceira Idade, Pró Vida, Nossa Casa Terceira Idade e Abrigo Nosso Lar.

“Tomando essa vacina, a esperança da gente é de sobreviver mesmo, porque o que essa vacina traz pra gente é saúde! O sentimento, realmente, é que essa vontade foi satisfeita na gente”, foi o que disse o simpático Daut Guedes, conhecido por Seu Guedes, de 77 anos, ao tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no Abrigo Lar da Terceira Idade. Seu Guedes foi um dos primeiros idosos a receber a vacinação contra a Covid-19

“O município segue com a estratégia de vacinação contra a Covid-19 e nessa primeira etapa de recebimento de doses, que ainda não foi um grande quantitativo, foi priorizado a vacinação dos trabalhadores de saúde da linha de frente Covid, e também os idosos a partir de 60 anos que estão institucionalizados, conforme o Ministério da Saúde definiu no Plano Nacional”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

A segunda dose da vacina tem previsão de ser administrada após 30 dias da primeira aplicação. Assim que novas remessas de doses da vacina forem enviadas ao município, será ampliada a vacinação para os demais idosos que estão no grupo prioritário da primeira fase da campanha, conforme definição do Ministério da Saúde.

Fim do drive-thru

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa, nesta sexta-feira (22), o término da vacinação na modalidade drive-thru. No Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPR), a vacinação foi oferecida aos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento aos pacientes em hospitais e Centro de Atenção Municipal – Covid-19.

A SMS informa ainda que as 4.040 doses da vacina CoronaVac são aplicadas, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação, em profissionais de saúde que atuam no Samu 192 e nas unidades de saúde, atendendo pacientes com sintomas da Covid-19, além de idosos acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência, como asilos e abrigos – grupos prioritários da primeira fase da campanha, conforme definição do Ministério da Saúde.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas