Já está em funcionamento em Guanambi o 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar (7º SGBM). Em caso de emergência, a população já pode acionar a corporação pelo telefone 193.
A equipe e os veículos de resgate e combate a incêndio já chegaram ao município. A primeira ocorrência também já foi realizada. Nesta quinta-feira (4), os bombeiros removeram um enxame de marimbondos do interior de um ar-condicionado na Escola Municipal Getúlio Vargas, no Centro da cidade.
Em nota, a Prefeitura de Guanambi classificou como histórico o atendimento da primeira ocorrência. “Embora pareça simples, esta foi uma ação histórica, devido ser a primeira intervenção do grupo especializado, desde que suas instalações foram afixadas em Guanambi”, disse.
A sede do Subgrupamento de Bombeiros de Guanambi fica no bairro São Francisco. A equipe tem à disposição um caminhão ABT (Auto Bomba Tanque) e uma ambulância unidade resgate, equipada com um equipamento conhecido como desencarcerador, que permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica necessite ser cortado por equipamento específico.
Os veículos da Brigada Voluntária de Incêndio da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) foram realocados para o espaço e as equipes trabalharão em conjunto nas ocorrências.
O convênio entre a Prefeitura de Guanambi e o Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia foi assinado no ano passado. O local foi preparado e os últimos ajustes foram realizados nos últimos dias. Segundo o órgão, a inauguração oficial do equipamento ocorrerá na segundo quinzena do mês, em data ainda a ser confirmada, com a presença do Governador do Estado.
No convênio, a prefeitura ficou responsável em fornecer o imóvel, o mobiliário, a equipe administrativa e o suporte para o funcionamento do local. Já o Estado entra com os equipamentos especializados e com a equipe de profissionais.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi