23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Ocupação de leitos de UTI em Vitória da Conquista chega a 97%

Mais Lidas

A taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 registrou a maior alta desde o início da pandemia em Vitória da Conquista. Dos 70 leitos disponíveis para tratamento da doença, 68 estão ocupados. O único leito existente de UTI pediátrica também está ocupado.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) atingiu lotação máxima, estando ocupados todos os 40 leitos disponíveis. Também não há vagas no Hospital São Vicente de Paulo, onde há 10 pacientes internados. No Hospital de Clínicas de Vitória da Conquista, apenas dois dos 20 leitos estão desocupados.

taxa de ocupação de UTI Vitória da Conquista 18 de fevereiro
Sesab – 18 de fevereiro de 2021

Estes três hospitais são os únicos da região de saúde Sudoeste que dispõem de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19, credenciados na rede SUS. A região abrange, além de Vitória da Conquista, mais 73 municípios, que somados possuem 1,8 milhão de habitantes.

Com a lotação dos leitos em Vitória da Conquista, a transferência de pacientes destes municípios fica mais complicada, sendo necessário encaminhar para outros centros, principalmente Salvador, onde há maior disponibilidade de internação. Estas transferências dependem muitas vezes do uso de aeronaves, pois muitos pacientes não resistem a longas viagens.

Em todo o Estado, a taxa de ocupação de leitos está em 76%. Na região Sul, a mais próximas de Vitória da Conquista, a taxa de ocupação também está alta. Os hospitais de Itabuna e Ilhéus estão com 92% dos leitos de UTI ocupados.

O Governo Estadual decretou toque de recolher noturno em 343 municípios baiano. A partir desta sexta-feira (19), a circulação de pessoas na rua das 22h às 5h está proibida. A medida visa impedir a formação de aglomerações que facilitam a propagação do vírus.

Taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto na Bahia

Centro-Leste – 84%

Centro Norte – 70%

Extremo-Sul – 70%

Leste – 74%

Nordeste – 25%

Norte – 72%

Oeste – 38%

Sudoeste – 97%

Sul – 92%

Fonte: Sesab – 18 de fevereiro de 2021

Coronavírus em Vitória da Conquista

O município de Vitória da Conquista voltou a registrar quantidades expressivas de óbitos de pacientes com a Covid-19 após alguns dias de ligeira trégua. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta quarta-feira (17), mais quatro pessoas morreram em decorrência da doença.

As novas vítimas foram dois homens e duas mulheres, com idades de 51, 83, 91 e 94 anos. Todos estavam internados no Hospital Geral de Vitória da Conquista, os óbitos ocorreram nos dias 14,16 e 17 de fevereiro.

Ao todo são 292 óbitos desde o início da pandemia no município. Somente no mês de fevereiro, 24 pessoas morreram vítimas da Covid-19 em Vitória da Conquista, média de 1,41 por dia.

Segundo a Prefeitura, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município está em 81,4%. Dos 70 leitos disponíveis, 55 estão ocupados, sendo que 18 pacientes são moradores de Vitória da Conquista e os demais de outros municípios.

O número de casos confirmados da Covid-19 no município chegou a 19.177. Desse total, 18.392 já estão recuperados da doença e outros 493 pacientes permanecem em recuperação – 42 estão internados em Vitória da Conquista; dois, em outros municípios; e 449 em tratamento domiciliar.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas