21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Secretários municipais de saúde discutiram lotação de leitos de UTI em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Secretários de Saúde de municípios da região de saúde Sudoeste se reuniram com a diretoria e técnicos do Núcleo Regional de Saúde (NRS) nesta sexta-feira (19).

A reunião, que aconteceu no Polo de Educação do Complexo de Saúde (Cemae), tratou de diversos assuntos, principalmente, a questão dos leitos de UTI para o tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pela Covid-19. Foi discutido sobre o número crescente de internamento para esses pacientes e a necessidade de ampliação dos leitos para atender a macrorregião Sudoeste, que compreende as cidades circunvizinhas de Caetité, Guanambi, Brumado, Itapetinga e Vitória da Conquista.

Segundo atualização da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) deste sábado (20), a taxa de ocupação de leitos está em 94% nos três hospitais de Vitória da Conquista credenciados à rede SUS. Das 70 vagas disponíveis, 66 estão ocupadas.

ocupação de uti covid conquista
Ocupação de UTI na região Sudoeste neste sábado (20) – Fonte: Sesab

De acordo com a secretária de Saúde de Vitória da Conquista, Ramona Cerqueira, foi deliberada que essa ampliação será solicitada ao Governo do Estado. “Hoje confeccionamos um ofício para o governador e o secretário estadual de Saúde, solicitando novos leitos de UTI na nossa macrorregião para melhor atender os pacientes Covid, uma vez que, neste momento, está acontecendo um aumento no número de casos e internamentos de pacientes com síndrome gripal”, explica.

Outro tema que também foi discutido nessa reunião, foi a necessidade de melhorar a regulação dos pacientes vindos de outros municípios para ocupar leitos Covid na região de Vitória da Conquista, já que vem ocorrendo uma demora da Regulação em fazer o encaminhamento dos pacientes do interior para Conquista.

A expectativa é de que as solicitações dos secretários sejam atendidas o quanto antes pelo Governo do Estado, para garantir que haja disponibilidade de leitos para acolher todos os pacientes e evitar um possível colapso na rede hospitalar da macrorregião Sudoeste.

Com informações da Secretaria de Comunicação de Vitória da Conquista

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas