27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Prefeita de Vitória da Conquista quer que Estado abra mais UTI’s para o tratamento da Covid-19

Mais Lidas

A prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), fez um apelo por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais para que o Governo Estadual abra mais leitos para tratamento da Covid-19 nas regiões do Estado. “Os números são preocupantes, sabemos que estamos com 92% de ocupação de UTI’s. A maioria destas pessoas são de outros municípios. Abra vagas em todas as regiões da Bahia, não é possível que uma região fique sobrecarregada”, disse.

Antes de publicar o vídeo, ela se reuniu com o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento da pandemia na manhã deste domingo (21). O objetivo foi discutir o atual cenário de Vitória da Conquista no que tange à estrutura de atendimento e tratamento da Covid-19.

Segundo a prefeitura, neste momento, o município possui 92,9% de ocupação em leitos de UTI. Desses, apenas 24,3% são pessoas de Vitória da Conquista, enquanto 68,6% vêm de outros municípios. Dos pacientes de fora que estão internados na cidade, verifica-se pacientes da região Oeste, do Extremo Sul, da região Sul e três que são de outros estados.

“Sabemos que a saúde é para todos, é universal. Sabemos que o SUS é para todos, e a regulação é feita pelo Estado. Se tem alguém precisando de leitos, vai para o lugar que tem leitos. O que a gente não está conseguindo entender e admitir é por que na região Oeste existem vagas, e mesmo assim estão sendo reguladas pessoas para Vitória da Conquista”, desabafa a prefeita Sheila Lemos. A gestora lembra ainda que, quanto mais próximo da sua cidade o paciente receber tratamento, existem mais chances de salvar sua vida.

Na sexta-feira (19), a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, participou de uma reunião com os secretários dos municípios da macrorregião Sudoeste, que compreende também os municípios de Guanambi, Caetité, Brumado e Itapetinga; além da diretora do Núcleo Regional de Saúde (NRS). No encontro, foi discutida a necessidade de novos leitos e a demora no processo de regulação.

“Construímos um ofício solicitando que abram mais leitos na região Sudoeste. Colocamos já a intenção de alguns locais da região Sudoeste, que já estão prontos para poder absorver esses pacientes. Encaminhamos o ofício para o governador do Estado e o secretário estadual de Saúde, pleiteando esses novos leitos para nossa região. Estamos aguardando o retorno”, conta Ramona.

Para tentar frear o avanço do coronavírus no Estado, governador Rui Costa (PT) resolveu antecipar o toque de recolher para as 20h e limitou o funcionamento de bares e restaurantes até as 18h. A medida vale para todas as regiões da Bahia, com exceção do Oeste, onde a ocupação e taxa de transmissão da doença estão menores.

Já a prefeita em exercício Sheila Lemos ainda não cogitou adotar mais medidas restritivas. No momento, a prefeitura apenas regulamento o primeiro decreto estadual, em vigor desde sexta-feira (19). Na avaliação do município, os índices de contaminação permanecem estáveis na cidade.

Em nota oficial, a prefeitura de Vitória da Conquista diz que continuará seguindo os Decretos Estaduais nº 20.233 e 20.234 e o Decreto Municipal nº 20.793 e não adotará as normas do novo decreto anunciado por Rui Costa.

Três hospitais possuem leitos de UTI credenciados na rede SUS. O Governo do Estado tem 40 leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e outros 20 contratados no Hospital de Clínicas. Já a Prefeitura de Vitória da Conquista contratou 10 leitos de UTI no Hospital São Vicente de Paulo.

Estes são os únicos leitos disponíveis para pacientes dos 74 municípios da Região de Saúde Sudoeste, que soma 1,8 milhão de habitantes.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas