27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi vai atualizar decreto e incluir novas normas estaduais sobre toque de recolher

Mais Lidas

A assessoria jurídica da Prefeitura de Guanambi informou que um novo decreto com medidas de contenção à propagação do coronavírus será editado nesta segunda-feira (22). A medida será necessária para adequar as normativas municipais ao novo decreto estadual, anunciado neste domingo pelo governador Rui Costa.

A restrição de circulação noturna que iniciava às 22h, agora será antecipada para as 20h. Por esta razão, o funcionamento de atividades essenciais deverá ser limitado até o novo horário, com exceção das farmácias e unidades de saúde, que devem continuar autorizadas a funcionar 24 horas por dia. No entanto, as adequações serão definidas após reunião entre o setor jurídico, o comitê de enfrentamento e o prefeito Nilo Coelho.

O novo decreto estadual também vai limitar o funcionamento de bares e restaurantes até as 18h, entretanto, esta medida já está em vigor no município, que incluiu todo tipo de comércio considerado não essencial na limitação até esse horário, além de proibi-los de funcionar nos fins de semana.

Pelas novas regras estaduais, estes estabelecimentos poderão funcionar com serviço de entrega em domicílio até as 23h. Já o decreto municipal estipula a continuidade deste serviço até as 22h e ainda não foi informado se haverá alteração neste ponto das normas.

Ao contrário de Guanambi, a prefeitura de Vitória da Conquista anunciou que não vai cumprir as determinações do decreto e que vai manter o funcionamento do transporte coletivo até às 22h30, como já havia sido adequado para o cumprimento do decreto anterior, que vale até a próxima quinta-feira (25). A prefeitura acredita que não há motivos para adoção de medidas restritivas.

Pelo terceiro dia consecutivo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registra o maior número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Covid-19 desde o início da pandemia. São 890 pacientes adultos e pediátricos, em estado grave, ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia.

Neste domingo, a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 chegou a 80% em todo o Estado. Em Vitória da Conquista, onde estão os 70 leitos da região Sudoeste, a taxa de ocupação está em 94%.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas