22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Venezuelanos que estavam em Guanambi foram encaminhados para Vitória da Conquista

Mais Lidas

Dezesseis venezuelanos que estavam em Guanambi foram embora da cidade no último sábado (20). Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, eles embarcaram em um ônibus da Viação Novo Horizonte rumo a Vitória da Conquista. Segundo a pasta, eles pediram para que a viagem fosse viabilizada pois há familiares deles na cidade e de lá eles pretendem se juntar e voltar para o abrigo disponibilizado pelo Governo Federal em Goiás.

De acordo a secretária, Rúbia Maria Moraes Cardoso, a viagem ocorreu após longo diálogo e com a intervenção de órgãos como o Conselho Tutelar, Creas e Cras.  O grupo é composto por crianças e adultos.

A pasta informou que vinha assistindo os imigrantes nos últimos dias e que disponibilizou passagens para o deslocamento até Vitória da Conquista, além de dialogar com as equipes da Secretaria de Assistência Social da cidade.

As passagens foram viabilizadas com o recurso para benefício eventual de imigrantes, estando o município resguardado de todos os atendimentos, com relatórios e em comum acordo com os órgãos de segurança e do Sistema de Garantia de Direitos, tanto de crianças, como para imigrantes.

Ainda de acordo com a Secretaria, os venezuelanos chegaram ao município depois de deixarem o país vizinho que enfrenta grave crise política, financeira e humanitária. Durante o dia, eles ficavam no centro comercial pedindo doações, justamente para esta viagem de retorno.

Antes, o grupo passou por um abrigo mantido pelo Governo Federal em Goiás, mas resolveram sair e rodar cidades do país. “Os procuramos e o que eles nos pediram foi o apoio para retorno a outra cidade, para de lá, retornar ao abrigo federal, onde seus familiares estão, e isso foi feito”, reafirma a secretária.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas