23.6 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Governo abre edital para reabertura do hospital de campanha da Fonte Nova

Mais Lidas

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (23), o edital para contratação de uma organização social que fará a gestão do Hospital de Campanha Arena Fonte Nova. A expectativa é que os leitos sejam abertos até o final da semana.

Ao todo, serão abertos 200 leitos, sendo 100 de Terapia Intensiva (UTI) e 100 clínicos. Os leitos serão abertos progressivamente. De imediato estarão disponíveis 50 leitos de UTI e 30 clínicos. “Neste momento é preciso reconhecer que há uma dificuldade na mobilização de profissionais intensivistas, que são especializados no atendimento e tratamento de pacientes graves. Além do número reduzido, muitos já atuam em outras unidades e não tem mais carga horária disponível ou estão exaustos em virtude dos 11 meses de pandemia”, afirma a subsecretária da Saúde, Tereza Paim.

Os interessados poderão obter o edital no site www.comprasnet.ba.gov.br e, em caso de dúvidas, podem enviar um e-mail para dlc.licitacao@saude.ba.gov.br.

Aberto no início de junho para atender exclusivamente pacientes com coronavírus (Covid-19), o hospital do Governo do Estado foi desativada em outubro. O local chegou a ter 240 leitos, sendo 100 de terapia intensiva (UTI) e atendeu cerca de 700 pacientes enquanto funcionou.

O governador Rui Costa também se manifestou sobre a reabertura do Hospital de Campanha. Ele disse que a Bahia já tem mais leitos de UTI do que no início da pandemia e que a população precisa entender que abrir UTI não é o caminho para conter a Covid-19. “é preciso entender que abrir leitos não é o caminho para conter a Covid-19. Enquanto não temos vacina para todos, o caminho é a prevenção. Use máscara e evite aglomeração”, disse.

No fim da manhã desta terça-feira (23), a Bahia bateu mais um recorde de pacientes internados em UTI. Este é o quarto dia consecutivo com aumento de internações, a taxa de ocupação está em 81%. Dos 1.113 leitos disponíveis, 898 estão ocupados.

Já os 1.012 leitos clínicos estão ocupados por 592 pacientes, o que corresponde a 58%.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas