24.5 C
Guanambi
Bahia Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes de tomar a 2ª dose
sábado, 8 maio, 2021
Anúncio

Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes de tomar a 2ª dose

Últimas Notícias

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 na Bahia, contraiu a doença antes de tomar a segunda dose do imunizante. Nesta terça-feira (23), ela está internada no Instituto Couto Maia, em Salvador, e tem quadro clínico considerado estável.

A médica infectologista Ceuci Nunes, que é diretora geral do Couto Maia, referência em tratamento de doenças infectocontagiosas no Brasil, explica como é possível que Maria Angélica tenha se infectado com a Covid-19 após ter tomado a 1ª dose.

“O que aconteceu com Angélica é que ela pegou a doença após a primeira dose, mas antes da segunda dose. Ela ia tomar a segunda dose no dia 16 e, entre 12 e13, começou a sentir um mal estar. Ela está bem, está usando pouco oxigênio, mas quando se movimenta fica um pouquinho desconfortável, por isso ela está sendo mantida ainda no hospital”, explicou Ceuci.

A médica explicou que, para a vacinação atingir a eficácia máxima, é preciso que a pessoa tome as duas doses e respeite a ‘janela imunológica’, que é o período que o organismo leva para produzir os anticorpos do imunizante.

“Não é à toa que a vacina são duas doses. Todas as vacinas, até o momento, a exigência é de duas doses. Exatamente porque na segunda dose se faz um reforço, aumenta a proteção. Claro que algumas pessoas já vão ter a proteção após a primeira dose, mas essa proteção pode não ser suficiente e a segunda dose é necessária”.

Apesar de casos como o de Angélica serem pontuais, ainda não há vacina 100% eficaz contra o covonavírus, o que torna possível ser infectado com Covid-19 mesmo após receber o imunizante. Por isso, a vacinação em massa é a única forma de conter a pandemia e evitar o aparecimento de variantes mais perigosas da Covid-19.

O imunizante tomado pela enfermeira Maria Angélica foi CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que é fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. Essa vacina tem eficácia geral de 50,38%, o que significa que o risco de pegar Covid-19 foi reduzido em 50%.

Na prática, significa que a CoronaVac tem potencial de:

Reduzir pela metade (50,38%) os novos registros de contaminação em uma população vacinada;
Reduzir a maioria (78%) dos casos leves que exigem algum cuidado médico;
Além disso, nenhum dos vacinados ficou em estado grave, foi internado ou morreu.

Ceuci chama ainda a atenção para o fato de que, mesmo vacinada, a pessoa pode propagar a infecção, porque os estudos sobre a não transmissão do vírus após a vacina ainda não foram concluídos. Ela destaca a importância das medidas de proteção.

“Geralmente [a janela imunológica é de] no mínimo 15 dias. Para a vacina de Covid, a gente está falando de 20 dias depois da segunda dose, para você considerar que tem proteção. Mas é importante também a gente reafirmar que a gente não sabe se a vacina protege da infecção. Mesmo a pessoa vacinada, ela pode adquirir o vírus, não adoecer e transmitir. Isso é uma possibilidade que ainda não foi completamente afastada”.

Via G1

Relacionadas

Mais Lidas

Carros usados durante explosão de bancos em Correntina são encontrados em Carinhanha

Três carros usados durante assalto as agências bancarias de Correntina/BA foram encontrados na zona rural de Carinhanha, nesta sexta-feira (7). Os veículos foram encontrados...

Agências bancárias são destruídas simultaneamente em Correntina

Três agências bancárias foram explodidas por grupos criminosos, na madrugada desta sexta-feira (7), na cidade de Correntina. De acordo com o site À Tarde,...

Decreto amplia horário para toque recolher em Guanambi

Um novo decreto ampliou o horário do início do toque de recolher para 22h, a partir desta sexta-feira (07), em Guanambi. A decisão foi...

Vice-prefeito assume a Prefeitura de Guanambi por 15 dias

O Vice-prefeito Arnaldo Azevedo assume a Prefeitura de Guanambi por 15 dias. O ato breve, foi realizado no Gabinete Municipal, na tarde desta quinta-feira...

Guanambi registrou mais dois óbitos relacionados à Covid-19 nesta quinta-feira

O município de Guanambi registrou mais dois óbitos em decorrência das complicações do Coronavírus, nesta quinta-feira (06), conforme informação do boletim epidemiológico divulgado pela...

Nada de super-mãe: sobrecarga na pandemia pede que as mães reconheçam seus limites

A pandemia de covid-19 reconfigurou muitas das atividades cotidianas das empresas e das famílias. O impacto dessas mudanças é ainda mais forte sobre as...

Deixe uma resposta