21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista vai iniciar entrega de kits de alimentação escolar

Mais Lidas

O Prefeitura de Vitória da Conquista vai começar a distribuir a quinta remessa de kits de alimentação escolar para os estudantes da rede municipal ainda esta semana. A comunicação a respeito do dia e horário da distribuição dos kits é feita pela direção das escolas e creches diretamente aos pais ou responsáveis.

Nos últimos dias, o Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Vitória da Conquista esteve reunido para analisar as amostras dos alimentos que irão compor os kits.  Os conselheiros, entre eles, nutricionistas que integram a Coordenação de Alimentação escolar, analisaram as amostras dos alimentos dos fornecedores selecionados via processo licitatório, como macarrão, leite em pó, óleo, azeite, aveia, farinha de milho, feijão, entre outros.

“Fazemos análise sensorial e técnica em relação a sabor, cor, odor, textura do alimento, composição nutricional e marcas dos alimentos. Esse momento de avaliação dos produtos é de extrema importância do ponto de vista nutricional porque é a partir dela que avaliamos se o produto está de acordo à descrição técnica feita”, explicou a nutricionista e responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Thaise Ferraz.

Os itens analisados fazem parte dos kits de Alimentação Escolar, cuja nova remessa será distribuída a partir desta semana pelas unidades de ensino, conforme a Lei Federal nº 13.987/2020. “Ou seja, toda a alimentação que é distribuída é avaliada aqui durante essas reuniões e é isso que vai fazer com que chegue um produto de qualidade ao aluno”, reforçou a presidente do Conselho, Niraíldes Cardoso.

O coordenador de Alimentação Escolar, Yuri Hatgivagiannis, lembrou que o cuidado com a alimentação dos alunos é uma prioridade da gestão municipal. “Cumprimos as regulamentações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do percentual nutricional exigido pelo Pnae. Tudo para propiciar uma alimentação saudável e nutritiva para os alunos”, enfatizou.

Os kits são montados com gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e que fariam parte da alimentação dos alunos nas escolas e creches municipais. A família que tiver até dois filhos matriculados vai ter direito a um kit. Para as famílias que tenham de três a cinco filhos matriculados, serão entregues dois kits.

As entregas devem seguir as orientações dos órgãos de saúde, quanto ao distanciamento social, obrigatoriedade do uso da máscara e do álcool em gel, entre outras medidas.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas